2º Robotif

Imagem

O II Robotif, competição de robótica educacional do IFSUL Câmpus Camaquã, ocorrendo dia 16 de outubro de 2014, paralelo à IV Feira de Tecnologia e V Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces.

Robótica educacional é o termo usado para descrever o uso de peças, componentes e placas reaproveitadas ou kits pedagógicos com o intuito de desenvolver as habilidades e competências dos estudantes para o aprendizado tecnológico.

Como segunda edição do evento, a competição de robótica educacional traz provas em LEGO Sumô, LEGO Seguidor de linha, Labirinto LIVRE, Seguidor de linha LIVRE e Prática 2 da OBR. O objetivo do evento, segundo o coordenador do curso de Automação Industrial, professor Marcelo Schiller de Azevedo, é possibilitar aos estudantes do IFSUL a aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas, bem como, o exercício de suas capacidades cognitivas e sociais desenvolvidas pelo conjunto de disciplinas para a resolução de problemas concretos propostos pelas provas de robótica.

A competição é aberta para ao público da Feira e Mostra que pode acompanhar os estudantes em suas estratégias para a resolução dos problemas apresentados em cada prova. Em tempo real, dispostos em bancadas, cada equipe terá que colocar todas as suas capacidades em ação para superar seus concorrentes e realizar a prova com a maior perfeição e no menor tempo possível.

Os estudantes do IFSUL Câmpus Camaquã, têm participado de várias competições nos últimos 3 anos: I, II e III edições da MOSTRAROB do Câmpus Pelotas e o II COBRE (competição brasileira de robótica) realizada no Câmpus Sapucaia do Sul. Recentemente, participaram pela primeira vez da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) na modalidade Prática 2 e já estão se preparando para participar no próximo ano, também da modalidade teórica.

Os estudantes do quarto ano do curso de automação industrial, Bruno Duarte Bender, Felipe Vieira e Táles Brasil conquistaram primeiro lugar nas três edições do MOSTRAROB nas categorias labirinto e sensor de obstáculos. Já as alunas do terceiro ano do curso de Automação Industrial, Gabriela Conter Rodrigues e Jéssica Longaray, conquistaram o segundo lugar na prova de Sensor de obstáculos da última edição do MOSTRAROB. Para as alunas Gabriela e Jéssica, as competições representam uma possibilidade de novas experiências na área. Os alunos Táles, Felipe e Bruno, destacam que as competições permitem aprofundar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e relacionar diferentes conteúdos para o desenvolvimento destes robôs.

Esta interdisciplinaridade, possibilita trabalhar com diversos equipamentos e com novas funcionalidades que não se aprenderia apenas com a teoria ou com as utilizações planejadas exclusivamente pelos professores em sua disciplina. As provas apresentadas exigem formas mais ativas de aprendizado que, inclusive, servem como preparação para os desafios da atuação profissional na indústria.

Com relação a competição desse ano, a equipe organizadora do 2º RobotIF, informa que, nos regulamentos das competições, NÃO estão especificadas as pistas e nem as tarefas que serão executadas em cada prova. Assim, com o intuito de manter a igualdade de tratamento entre as TODAS as equipes que participarão das categorias de LEGO Seguidor de Linha, Labirinto LIVRE e Seguidor de Linha LIVRE, será distribuído para os alunos capitães de cada equipe, um material impresso, com o desafio das provas com suas pistas e obstáculos a serem superados.

Esse material será distribuído no dia de realização do evento, no horário descrito na programação disponível no link:

Podem participar do II Robotif os estudantes de qualquer curso técnico do IFSUL conforme o regulamento da competição constante no site do evento: https://sites.google.com/site/competicaorobotif.

Última atualização (Seg, 13 de Outubro de 2014 18:07)