IFSUL CÂMPUS CAMAQUÃ LANÇA PROJETO TUTORIA

ImagemNos dias 11 e 12 do mês de março de 2015, a pedagoga Solange Lopes, apresentou o projeto tutoria para os estudantes dos primeiros anos dos cursos Técnicos em Automação Industrial, Controle Ambiental, Informática e curso subsequente em Eletrotécnica. O Projeto Tutoria está sendo desenvolvido pela equipe pedagógica, juntamente com o departamento de ensino e tem como finalidade auxiliar na integração e orientação dos estudantes recém-ingressos, nos cursos técnicos do Instituto Federal Sul Rio-grandense Câmpus Camaquã. Um de seus principais objetivos é o acolhimento e acompanhamento dos recém-ingressos, visando uma transição tranquila, conservando a sua motivação para os estudos, bem como a manutenção da excelência do processo ensino-aprendizagem.

A tutoria é um processo em que um docente ajuda e apoia a aprendizagem de um aluno de forma interativa. Esse acompanhamento oferece aos alunos uma atenção especializada, sistemática e integral, com o propósito de facilitar a sua integração no meio acadêmico e reforçar o processo de ensino, assessorar na definição do seu plano de estudos em todas as atividades que complementam o seu desenvolvimento escolar e pessoal. O Projeto busca reduzir os índices de repetência e evasão, além de promover a qualidade do ensino e o sucesso educativo através da acolhida e acompanhamento dos discentes.

Participam como promotores deste projeto 20 professores tutores, 39 alunos auxiliares que estão cursando o segundo ou terceiro ano dos respectivos cursos dos ingressantes, bem como a equipe pedagógica e departamento de ensino. A eficácia do Programa será avaliada ao final do segundo período letivo, através de reunião onde serão feitos os relatos dos tutores e estudantes envolvidos. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, com certeza já estão fazendo a diferença!

Última atualização (Qui, 19 de Março de 2015 20:08)