INTERCÂMBIO NA ALAMO COLLEGES - IFSUL CAMAQUÃ
A experiência dos 22 estudantes selecionados para o programa de mobilidade internacional com a Alamo Colleges, iniciou neste sábado (18), quando embarcaram em Porto Alegre com Destino a San Antonio, passando por Miami. Juntamente com estes alunos embarcaram as estudantes Camaquenses Isadora Florisbal e Natália Freitas. Durante as três semanas em que passarão na Alamo Colleges, no Texas, com as despesas totalmente pagas pelo IFSul, eles terão pela manhã curso de aprimoramento em inglês. Já durante a tarde, o cronograma será composto por palestras sobre gestão e empreendedorismo, além de visitas técnicas a empresas parceiras da instituição. Nos momentos de lazer aos finais de semana, a Alamo também proporcionará visitas culturais guiadas para que os visitantes conheçam melhor os costumes locais.
Sobre as expectativas para esta temporada em solo americano Isadora disse: “Meu sonho sempre foi fazer um intercâmbio e estudar e quando eu vi que o IFSul estava proporcionando essa oportunidade para duas pessoas aqui no Câmpus, eu pensei "eu vou ser uma dessas duas pessoas". Estudei muito, me esforcei e não é que eu consegui? Eu estou realmente orgulhosa de mim, não é todo mundo que ganha uma viagem de estudos totalmente paga pelo governo. A viagem já é logo e eu estou super animada, acho que vai ser uma experiência única na minha vida, estudar no exterior e ter uma rotina americana, fantástico! Ficaremos em casas de famílias e vamos ter que viver de acordo com suas regras, além de estudarmos inglês e gestão e empreendedorismo na Alamo. Mas acho que o estudo vai ir muito além das salas de aula, cada momento da rotina diária que teremos lá vai ser um aprendizado, um aprendizado cultural e linguístico para as nossas vidas. Essa viagem vai ser uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida!”
Já Natália comentou: “Bem, essa experiência será de grande crescimento pessoal e acadêmico para todos nós. Crescimento pessoal, por podermos conviver com pessoas de culturas e costumes diferentes, e crescimento acadêmico, pois será uma ótima oportunidade para aprimorarmos nosso inglês e de aprendermos com o curso de empreendedorismo. Espero que, passadas essas três semanas estudando em um país estrangeiro, além de adquirir cultura e conhecimento eu possa transmitir os mesmos, para que tenhamos um uma troca mútua de experiências. Ao retornar ao Brasil, espero poder acrescentar conhecimento, não só aos alunos do Câmpus, mas a todos que fazem parte do meu convívio, pois os frutos dessa oportunidade que não deve ser exclusivamente meus. Acho que quando um aluno tem esse tipo de experiência, acaba incentivando outros a buscarem algo semelhante, é uma forma de mostrar que é possível se corrermos atrás. Sendo assim, espero que, tanto durante a viagem quanto depois, eu possa partilhar do privilégio de estudar no exterior''.
Um intercâmbio é muito mais do que uma viagem, é a chance de adquirir conhecimentos, praticar outro idioma, conhecer a cultura de outros povos. É uma experiência ímpar, que amplia a visão de mundo dos intercambistas.
Última atualização (Seg, 20 de Julho de 2015 18:34)