Semana da Consciência Negra no IFSul Camaquã

ImagemEntre os dias 16 e 20 de novembro, aconteceu a Semana da Consciência Negra no IFSul Campus Camaquã. O evento contou com inúmeras atividades de discussão sobre a relevância desta temática, a contribuição histórica e atual dos negros na sociedade, o racismo e a discriminação que ainda não foram totalmente superados e, por isso, a importância deste espaço para a troca de opiniões e conhecimentos. O evento foi organizado pelos professores Patrick Kovalscki e Sandra Salenave e teve o apoio dos projetos Feminilidades e ContAção IFSul.

Durante a semana, a comunidade escolar pode prestigiar na segunda-feira a música do aluno Maurício Vargas da TCA2V e seus amigos que o acompanharam em belíssima apresentação, assim como a banda 4Black que também contagiou o público com seu repertório black music.

Na terça-feira, inúmeras atividades foram desenvolvidas: diálogo com as turmas dos cursos Integrados nos turnos manhã e tarde sobre os curtas “Vista a Minha Pele” e “Cores e Botas” e o debate foi mediado pelos organizadores da semana. À noite, o filme “Selma” foi tema do Cine & Debate, coordenado pelo professor Edson. Logo após, a discussão de dois conceitos “literatura marginal” e “a arte afro-brasileira” foram problematizados pelos professores Sandra Salenave e Giliard Barbosa, respectivamente.

Na quarta-feira, tanto no turno da manhã quanto da tarde, as alunas Jéssica Souza da TAI2M, Silvia Centeno da TCA4V e Larissa Rocha da TCA4V, organizaram uma oficina sobre Beleza Negra e falaram sobre semelhanças e diferenças do cabelo afro. Em seguida, realizaram uma oficina de turbantes e penteados em que as alunas Bruna Miranda da TCA1M e Francine Lessa da TAI1M e a professora Fedra Krüger foram colaboradoras.

Na quinta-feira à noite, os mestres Daniel Guterres Barbosa e Andrio Filipi Batista vieram de Encruzilhada do Sul para apresentar a história, a importância e a contemporaneidade da prática da capoeira numa oficina dinâmica que contemplou teoria e prática. E na sexta-feira, a professora Olga Pereira DERAI/PROEX/IFSul veio de Pelotas e realizou a palestra Descolonização Curricular: uma maneira de refletir sobre a verdadeira história, bem como a oficina de Ubuntu e Baobá.

NÃO

Eu não quero

Que você pense

Que eu sou frágil