Projeto Mini-Estação Meteorológica - IFSul Camaquã

ImagemNo dia 10 de dezembro as alunas Geovana Jacobsen e Juliane Bartz do 4º ano do curso de Automação Industrial do IFSul campus Camaquã, realizaram a apresentação do Projeto : “Mini-estação Meteorólogica de baixo custo” para alunos e professores da EMEF Alfredo Jacobsen – Camaquã/RS. Na oportunidade as alunas demonstraram as etapas realizadas durante a elaboração do projeto de pesquisa, a montagem e o funcionamento dos sensores, assim com a programação.

A mini-estação meteorológica coletará os dados obtidos através dos sensores de parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc.) e os armazenará em um banco de dados. Esses dados serão disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através de uma página internet para o acesso do público em geral. Com esse projeto, nós esperamos facilitar o estudo e a compreensão dos fenômenos climáticos ministrados nas escolas da região, despertar no aluno o interesse de buscar novas tecnologias e também de desenvolver habilidades como a capacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, associar e relacionar, também como entender/explicar os processos climáticos básicos. O projeto tem a orientação do Prof. Rodrigo Corrêa e co-orientação do Prof. Edson L. A. Oliveira. Agradecemos a acolhida por parte da equipe diretiva da escola, assim como aos colegas Prof. Daniel Sias e professoras Cleni Ribeiro e Vanessa Reis.

Última atualização (Ter, 15 de Dezembro de 2015 15:28)