Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Campus Camaquã respirou Punhobol com a visita de jogador e técnico da seleção americana

Alunos Punhobol“Em nome do Punhobol dos Estados Unidos, convido o IFSul-Campus Camaquã a treinar com equipes americanas, em julho de 2013”. Esta foi uma de tantas frases ditas por Gastão Englert, técnico da seleção americana de Punhobol, quando da visita dele e do principal jogador desta seleção, Eric Kindler, ao Campus Camaquã, na última terça-feira, dia 19 de junho.

Eric e Gastão proporcionaram mais de 6 horas inesquecíveis com os alunos do Campus Camaquã. Chegaram às 9h30min, juntamente com o coordenador do evento e do Projeto Punhobol, prof. Tales Amorim. Recepção por parte da professora Ana Geller, que representava a direção, da professora Lydia Mulling, regente da disciplina de Língua Inglesa, que foi responsável pela tradução ao longo o dia. Conversas no auditório pela manhã e pela tarde, um jogo de Punhobol indoor com as equipes masculina e feminina doCampus, e um coquetel servido aos visitantes, constituíram a programação.

Kindler tem 20 anos, é estudante universitário no curso de Química, jogador de futebol americano e de Punhobol. Nos tantos diálogos mantidos ao longo do dia, falou sobre a importância do Punhobol na sua vida, a relação da família Kindler com o esporte, a situação da modalidade nos Estados Unidos nos dias atuais assim como as perspectivas. Como não poderia deixar de ser, falou sobre a faculdade que cursa, relatando as dificuldades encontradas, as rotinas dos estudantes americanos que também são esportistas e da importância de gerenciar o próprio tempo, necessária principalmente para aquelas pessoas que se envolvem em muitas atividades.

Sempre simpático e atencioso, o introvertido Eric foi interagindo cada vez mais, graças ao agradável ambiente construído pelos estudantes, professores do Campus Camaquã. Ao final do jogo com as equipes, distribuiu autógrafos e tirou fotos com vários estudantes, juntamente com o multicampeão mundial, Gastão Englert, principal responsável pela vinda de Eric ao Brasil e ao IFSul - um grande parceiro do Projeto Punhobol.

Ao longo do jogo com as equipes, Eric mostrou toda a sua capacidade na posição de batedor e Gastão, como de costume, não se conteve e parou o jogo algumas vezes para orientar os estudantes-jogadores, com o conhecimento de campeão mundial como jogador e técnico.

Entre dezenas de perguntas feitas para a dupla da seleção americana, duas de destacaram, devido às respostas dadas. Para Eric, foi perguntado: “Aonde você acha que a seleção dos Estados Unidos pode chegar?”. A resposta foi: “Acredito que possamos ficar entre as 4 melhores seleções do mundo em médio prazo. E se continuarmos evoluindo, sonho em um dia termos a melhor seleção. Hoje, se ficarmos próximos da seleção brasileira, já seria fantástico para nós.” Para Gastão, no encerramento do evento, um estudante perguntou: “Você prefere a seleção brasileira ou a seleção americana?”. Englert suspirou, pensou e respondeu:“São momentos diferentes da minha história. A seleção brasileira me oportunizou conhecer o mundo e meus principais títulos. Mas chegou a hora de encarar um novo desafio. Sempre fui bem acolhido pelos americanos e gosto do estilo deles de encarar os desafios. Ao ser convidado, não hesitei e vi naquela oportunidade, mais um reconhecimento por tudo que fiz por este esporte e percebi que ainda existem pessoas que acreditam em mim.” Neste momento, Gastão se emocionou e ofereceu mais um grande momento para todos os presentes: “em qualquer momento da nossa vida, precisamos estar motivados e agirmos com vontade e responsabilidade. Se assim for, temos grande chance de sermos reconhecidos. Precisamos fazer o que nos emociona, o que nos dá prazer, o que nos desafia. O sucesso estará muito mais perto de nós, quando assim agirmos”.

Eric e Gastão, ao final da palestra tiveram mais uma sessão de autógrafos e fotos, recebendo todo o carinho e reconhecimentos dos estudantes. Na despedida, receberam um “Kit do Punhobol do IFSul-Campus Camaquã”, que continha material de divulgação do IFSul, botom da instituição com a bandeira do Brasil, caneta, bloco de anotações, uma camiseta e uma flâmula do Punhobol. Kindler ainda foi presenteado com uma sandália com as cores do Brasil.

“Foi um dia perfeito! Pessoas importantes no cenário do Punhobol mundial estavam entre nós. Não só importantes, como agradáveis e simples pessoas. Se misturaram com nossos estudantes como se fizessem parte daquele grupo. O Punhobol, motivo de alegria para muitos de nós do Campus Camaquã, era o assunto principal. A repercussão vista nas reações de todos os que participaram deste 19 de junho, no perfil do Facebook de dezenas de estudantes e do próprio Eric, na página Associação de Punhobol dos Estados Unidos e nas centenas de registros de imagens deste dia, mostram que foi um sucesso! Até um convite para irmos aos Estados Unidos foi feito! Será difícil, mas com os olhos dos nossos alunos brilhando, ao menos a tentativa será feita!”, avaliou e comentou o professor Tales Amorim.

Na foto da esquerda pra direita: Eric, Tales e Gastão.

Última atualização (Seg, 30 de Julho de 2012 21:07)