Alunos do campus Camaquã vão ao 40º Festival de Cinema
A professora Vera Haas, coordenadora do “Projeto de Extensão continuada para formação de leitores – cinema e literatura: diálogos”, e um grupo de cinco alunos do IFSul campus Camaquã estiveram no 40º Festival de Cinema, em Gramado, nos dias 14 e 15 de agosto. A participação em um evento que reúne obras cinematográficas da América Latina ocorreu devido ao esforço da direção, dos professores e dos técnico-administrativos da escola.
A participação dos estudantes Victória Viatrostki, Litiane Peres, Danrlei Pacheco, Fábio Bizarro, José Camargo e da professora Vera Haas no 40º Festival de Cinema de Gramado trouxe incentivo às ações extensivas previstas para este segundo semestre de 2012. Entre filmes e debates, o saldo em termos de conhecimento foi alto. O grupo foi a Gramado com o objetivo de aprender sobre planos, enquadramentos, sequência e tudo mais que se refere à filmagem. Também tiveram a oportunidade de ouvir produtores de filmes e escritores de roteiros.
Em Gramado, participaram de seis debates, entre eles um que tinha como tema a relação entre cinema e literatura. Nesse debate, estavam presentes a cineasta e roteirista Lisiane Cohen e o cineasta Beto Souza. Na ocasião, foram comentados os filmes dos dois diretores, o processo de adaptação de uma narrativa literária para a tela e os artigos veiculados na revista VOX, os quais contemplavam reflexões sobre a interface cinema e literatura.
Durante a estada na cidade serrana, os alunos assistiram também um total de sete filmes: O Imorrível, Menino do Cinco, Leontina, Insônia, Enquanto a noite não chega, Hoje tem felicidade e Referendo. Os estudantes puderam ainda conversar com os diretores do curta metragem O menino do cinco, Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, filme que o grupo havia escolhido como o melhor da noite de terça (14).
A professora Vera Haas comentou sobre a importância da ida ao evento: “A ida ao Festival de Cinema de Gramado alterou o modo pelo qual os estudantes veem o cinema. Em especial, a compreensão das fases de construção de um roteiro. Descortinou aos alunos as dificuldades da empreitada e, ao mesmo tempo, mostrou que o trabalho de leitura e releitura é o responsável por um roteiro e um filme exitosos”.
Destacamos na foto, os alunos do campus acompanhados da atriz Juliana Didone.
Última atualização (Sex, 17 de Agosto de 2012 15:31)