Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Gincana agita campus Camaquã

Gincana agita campus Camaquã

ImagemO IFSul campus Camaquã está realizando entre os dias 16 e 18 de agosto a 3ª edição da gincana Rio Forte. A gincana conta com a participação de oito equipes, formadas por alunos de todos os cursos do campus. A abertura da gincana foi na manhã da quinta-feira (16), e contou com um animado desfile de apresentação das equipes.

O nome “Rio Forte” surge de um dos significados do nome da cidade de Camaquã. Segundo relata o historiador Antônio Cândido Silveira Pires, Camaquã vem de Icabaquã, onde na língua Tupi-guarani, “I” significa rio, água; e “Cabaquã” quer dizer velocidade, correnteza. O Rio Camaquã cruza a região, sendo a origem do nome do município.

A programação da gincana conta com tarefas bastante diversificadas, todas com cunho educativo, incentivando os alunos a praticarem, de forma bastante divertida, os conteúdos das matérias. Um exemplo foi a tarefa “Soletrando”, na qual os alunos tiveram a oportunidade de praticar seus aprendizados nas aulas de Português, Inglês e Espanhol. Outro ponto positivo da gincana é a tarefa de reciclagem, que faz com que os alunos, além de ganhar pontos para as suas equipes, colaborarem com a sustentabilidade do planeta.

O campus Camaquã ainda está realizando, em turno inverso ao da gincana, os jogos Interturmas, em que os alunos competem nos seguintes esportes: Futsal masculino e feminino; Voleibol misto, masculino e feminino; Punhobol masculino e feminino; xadrez e minimaratona.