Home separador Projetos de Extensão separador Projetos Concluídos separador Educação Ambiental para coleta seletiva no Município de Camaquã

Educação Ambiental para coleta seletiva no Município de Camaquã

Professora/Coordenadora: Luciana Rodrigues Nogueira Machado

Aluna Bolsista: Kimberly Duarte Garcia

Vigência: 09 de abril de 2012 a 01 de fevereiro de 2013

Resumo: O projeto visa desenvolver atividades de conscientização ambiental na comunidade camaquense, promovendo a Coleta Seletiva de resíduos através da separação de materiais recicláveis dos demais resíduos na fonte geradora. Desta forma, será possível aumentar a renda dos recicladores e a vida útil do Aterro Sanitário do Município, em benefício da sociedade e do meio ambiente.

Objetivos:  Desenvolver ações socioambientais sobre a situação do lixo em Camaquã, propiciando a conscientização de cada cidadão na mudança de hábitos, para uma melhor qualidade de vida.

Resultados:  Foi possível realizar um estudo sobre atitudes e hábitos da comunidade em relação aos resíduos sólidos e assim, proporcionando aos estudantes a vivência da coleta seletiva a partir da experimentação; Também formou-se estudantes disseminadores da coleta seletiva na cidade, abrindo possibilidade para trabalhos posteriores O projeto recebeu duas premiações em eventos institucionais (II Feira e III Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, Campus Camaquã e Movaci, em Venâncio Aires), ambas Premiações como Destaque. Após a realização do projeto conclui-se que as ações realizadas despertaram na população acadêmica a importância da segregação de resíduos na fonte geradora isso demonstra mais uma vez a importância da Educação Ambiental como ferramenta na formação de cidadãos responsáveis pelo meio em que vivem.

Última atualização (Qua, 27 de Março de 2013 14:22)