Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador Projetos de Extensão separador Projetos Concluídos separador Diálogos entre Docentes

Diálogos entre Docentes

 

Professora/Coordenadora: Sandra da Silva Machado


Vigência: 09 de abril de 2012 a 01 de fevereiro de 2013


Resumo/Objetivos: Atualmente muitos são os desafios cotidianos emergentes na prática docente, percebe-se que os cursos de formação de professores, não preparam para a heterogeneidade social e cultural encontrada e a ser enfrentada na escola. Assim, conscientes dessa realidade precisamos encontrar soluções para este fato, ou seja, possibilitar momentos de estudos, trocas de experiência, sedimentação de conceitos, aprendizagem, e de formação docente continuada. O projeto Diálogos entre Docentes destina-se aos professores das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do município de Camaquã, e consiste em encontros semanais de duas horas realizados nas quartas feiras das 14h às 16h, no IFSul Campus Camaquã com a participação dos professores do Instituto e um encontro mensal com duração de três horas a ser realizado nas quartas-feiras no turno da noite no Campus do IFSul, com a participação dos professores das séries finais das redes municipal e estadual e com os professores do Ensino Médio da rede estadual juntamente com os professores do IFSul, totalizando, em média,  60 professores de diferentes componentes curriculares envolvidos no projeto. Os encontros consistem em grupos de estudos sobre diferentes temas relacionados à educação como teorias da aprendizagem, concepções que norteiam a ação docente, desafios desta prática, avaliação, metodologia, planejamento, dificuldades de aprendizagem, legislação, inclusão, e outros temas de acordo com as necessidades dos professores. Os encontros serão efetivados através de relatos e trocas de experiência, estudos, visitas técnicas, oficinas e palestras, os assuntos serão elencados com base em questionário respondido pelos professores no ato da inscrição para participação no projeto e nas planilhas de avaliação respondida após cada encontro, com vistas a contemplar interesses e necessidades e consequentemente oportunizar melhoria na prática docente. Sabe-se que a formação docente influencia diretamente no processo educativo, por este motivo projeta-se este investimento na formação continuada dos profissionais envolvidos neste processo.

Última atualização (Qua, 27 de Março de 2013 13:38)