Home separador Projetos de Extensão separador Projetos Concluídos separador Curso de Extensão em Matemática Financeira 2012/2013

Curso de Extensão em Matemática Financeira 2012/2013

Professora/Coordenadora: Diana Shein

Aluna Bolsista: Kanandra Amador

Vigência: 16 de julho de 2012 a 15 de janeiro de 2013

Resumo:

O estudo da matemática financeira é de suma importância para qualquer pessoa. Com ela, pode-se entender melhor o mundo atual, além de sua importância e aplicabilidade na tomada de decisões mais favoráveis, ou seja, mais lucrativas e menos onerosas em nossas finanças.

Segundo Santos, “qualquer que seja a atividade profissional que se desempenhe, o ser humano, no seu dia a dia, vive cercado de situações que exigem tomadas de decisões, em certas ocasiões imediatas, sem perda de tempo.” Daí a necessidade de efetuar cálculos que nos permitam esta decisão. Também, para Vieira Sobrinho, “a matemática financeira fundamentou-se como um instrumento indispensável aos operadores de mercado e aos técnicos da administração das instituições.”

Tendo em vista o interesse por parte de alunos e servidores do Campus, e do contexto apresentado, é que surgiu o projeto do Curse de Extensão em Matemática Financeira.

Conteúdos abordados: cálculo de porcentagem, conceito de juro, capital e taxa de juros, capitalização simples, capitalização composta, descontos, equivalência de capitais.

Espera-se que os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em situações e problemas do dia a dia e, assim, possam, através de cálculos, tomar decisões que sejam mais lucrativas e menos onerosas, melhorando sua vida financeira.

Objetivos:

Objetivo Geral: Desenvolver os conteúdos buscando ampliar, fundamentar e solidificar o conhecimento da matemática financeira;

Objetivos Específicos:

1. Promover a troca de experiências entre professores e participantes;

2. Proporcionar momentos de integração entre alunos, professores e servidores;

3. Fomentar o conhecimento por meio de situações problemas do dia-a-dia;

4. Auxiliar os participantes do curso a utilizar estratégias que contribuam nas suas próprias finanças;

5. Analisar e interpretar dados provenientes do cotidiano.

Última atualização (Qua, 27 de Março de 2013 13:37)