Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador Projetos de Pesquisa separador Projetos Concluídos separador Organização do acervo de Barbosa Lessa

Organização do acervo de Barbosa Lessa

 

Nome completo do projeto: Organização do acervo de Barbosa Lessa: a valorização do legado daquele que reinventou a nossa memória

 

Professora/Coordenadora: Carla Cristiane Martins Vianna

 

Aluna Bolsista: Larissa Longaray Machado

 

Vigência: 01 de janeiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013

 

Resumo/Objetivos:

Este projeto de pesquisa visa investigar, organizar e cuidar da preservação do acervo de Luiz Carlos Barbosa Lessa, tendo em vista que, dez anos após o seu falecimento, o material que compõe o acervo do escritor ainda se encontra sem ter recebido o devido tratamento, seja em sua catalogação, seja em seu acondicionamento. Por isso, pretendemos analisar o material disponível no acervo, para que se inicie o processo que compreenderá a catalogação, o acondicionamento e a disponibilização digital do legado de Lessa.

O trabalho de organização ao acervo será dividido em várias etapas, que compreenderão a leitura de bibliografia crítica e literária, a categorização, a catalogação, o acondicionamento e a informatização. Todas as etapas da pesquisa serão orientadas para que sejam lidas e debatidas obras de referência no estudo da História e da Historiografia do Rio Grande do Sul, pois tanto os pesquisadores quanto o aluno bolsista serão estimulados a analisarem criticamente os textos de Barbosa Lessa presentes no acervo. Assim, serão complementares a leitura e a escrita de artigos que se proponham discutir a temática e a forma literária dos textos manuscritos, dos datilografados e até mesmo das obras do escritor que já foram publicadas.

Última atualização (Qua, 27 de Março de 2013 13:39)