Home separador Projetos de Pesquisa separador Projetos em Andamento separador GIF – Games IFSul

GIF – Games IFSul

Nome completo do Projeto: GIF – Games IFSUL – Pesquisa de Jogos como Ferramenta Educacional

Professor/Coordenador: Luciano Beiestorf Rocha

Aluno Bolsista: José Carlos Camargo

Vigência: 01 de agosto de 2012 a 31 de julho de 2013

Resumo/Objetivos: Uma importante área da computação, que há algum tempo caminha em franca ascensão, inclusive em nível nacional, é o desenvolvimento de jogos digitais. Também não é de hoje que sabemos comprovadamente que os jogos eletrônicos desenvolvem o pensamento lógico, o raciocínio rápido, a criatividade, entre outros aspectos. Contudo, geralmente este ramo é negligenciado nos cursos tradicionais de informática, mesmo possuindo uma grande gama de aplicações, devido ao fato de envolver diversas áreas de conhecimento. Além disso, apesar dos variados benefícios ao intelecto, existe uma grande carência de games educacionais para serem usados como ferramenta no auxílio ao aprendizado na escola. Este projeto pretende estudar, pesquisar e desenvolver jogos eletrônicos com temas educacionais, criando um elemento lúdico para motivar o aprendizado e proporcionar aos seus alunos bolsistas, uma experiência que contribua com a sua formação técnica e profissional. Sendo utilizados no processo ferramentas livres, sem custo, desde os softwares de programação até as aplicações gráficas, sempre visando a compatibilidade entre diferentes sistemas operacionais e redução custos para facilitar possível inserção nos laboratórios pré-existentes das escolas públicas. A partir de um estudo bibliográfico e tecnológico serão definidas as ferramentas para então passar à implementação de um protótipo que será testado com um grupo de usuários em potencial, cujos resultados serão analisados, documentados e divulgados sempre que possível.

Para mais informações visite o site do projeto: https://sites.google.com/site/projetogif/

Última atualização (Sex, 12 de Abril de 2013 11:17)