Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Campus Camaquã comemora 2 anos

Campus Camaquã comemora 2 anos

ImagemO IFSul campus Camaquã completou nesta última quinta-feira (27) dois anos de atividades. Nos três turnos os alunos, professores, técnico-administrativos e funcionários terceirizados foram convidados a confraternizar, com direito a bolo e parabéns,  a data tão especial para o campus.

O Professor Leonardo Missiaggia, diretor-geral, fez um breve pronunciamento, explicando que há diversas datas importantes para o campus, como o dia da colocação da pedra fundamental e o dia em que chegaram os primeiros servidores, porém a data de 27 de setembro é a mais marcante para a instituição, pois nesse dia que se deu a chegada dos alunos no campus e o início das atividades de ensino na instituição.

“É uma data muito importante para o campus Camaquã, neste momento relembramos as nossas conquistas nesses dois anos e reconhecemos o esforço que todos têm feito para que essa instituição seja reconhecida pela qualidade do ensino ofertado e pela forte atuação em extensão e pesquisa.”, declarou Missiaggia.Imagem

O diretor do campus Camaquã ainda aproveitou a oportunidade para mencionar alguns alunos que recentemente têm tido destaque com premiações em eventos representando o campus, e ofereceu a eles as primeiras fatias do bolo.

A história do IFSul como escola, em Camaquã, começou no dia 27 de setembro de 2010, com a chegada de 128 alunos para os cursos de Automação Industrial e Controle Ambiental e o início das aulas. Porém, antes do inicio das aulas muitas coisas aconteceram. Em 2007, Camaquã entrou na disputa para receber uma unidade do então Cefet. E através de um sistema de pontuação, levando em conta diversos fatores, o Ministério da Educação anunciou, em setembro, Camaquã entre as cidades que receberiam a instituição. No dia 30 de abril de 2008, aconteceu a assinatura do termo de doação do terreno, que mais tarde seria o campus Camaquã.

ImagemNo dia 1º de fevereiro de 2010, o então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou, em Brasília, o campus Camaquã, juntamente com outras 77 escolas federais de educação profissional e tecnológica. Os dois cursos oferecidos inicialmente foram escolhidos a partir de audiências com a comunidade e são diretamente ligados aos chamados “Arranjos Produtivos Locais”. Mais tarde foi lançado o primeiro vestibular do IFSul campus Camaquã, abrindo assim, as 128 primeiras vagas que seriam, posteriormente, preenchidas pelos primeiros alunos.

Atualmente, o campus Camaquã possui mais de 700 alunos matriculados, distribuídos em três cursos técnicos presenciais – Automação Industrial, Controle Ambiental e Manutenção e Suporte em Informática; quatro cursos técnicos do Profuncionário, na modalidade à distância – Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar, Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar; e dois cursos do programa Pronatec – Auxiliar de Eletricista e Operador de Computador. Ainda neste mês, iniciam as aulas do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade Proeja.

Última atualização (Qui, 04 de Outubro de 2012 13:41)