Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Equipe do campus Camaquã vence modalidade em competição de robótica

Equipe do campus Camaquã vence modalidade em competição de robótica

ImagemAconteceu, nesta última quinta-feira (29), no saguão do campus Pelotas do IFSul, o 1º Desafio de Robôs. O evento contou com a presença de alunos e professores dos campi Camaquã e Pelotas. O campus Camaquã participou da competição com duas equipes, a equipe RobotIF e a equipe Camaquã.

A equipe RobotIF, formada pelos alunos Táles de Vargas Brasil e Felipe Bittencourt Vieira venceu a modalidade Labirinto, e conseguiu a segunda colocação na modalidade Sensor de Obstáculos. A equipe Camaquã, formada pelos alunos Adolfo Lempke Silva e Bruno Duarte Bender, não conseguiu competir por problemas técnicos no “carrinho”.

O Desafio foi comandado pelos professores do curso Técnico em Eletrônica do campus Pelotas, Rafael Galli e Igor Barros. Segundo o professor Galli, o Desafio é fruto do interesse dos alunos pela robótica. "Os alunos que pensaram, e a gente deu o suporte para que acontecesse, junto com o auxílio da marcenaria e serralheria, que está sempre à disposição", disse o professor.

Ao se inscrever, as equipes receberam um material com desenhos de circuitos e informações para serem usadas como base para os projetos. Fez parte do desafio dos alunos providenciar todo o material necessário para o desenvolvimento, a montagem e a finalização do robô, além disso, elaborar um diário de bordo com a verificação do efetivo desenvolvimento da pesquisa e um relatório do projeto, com a verificação da capacidade de redação científica. Os computadores do curso de Eletrônica ficaram a disposição dos participantes, com todos os programas indispensáveis para o desenvolvimento dos projetos.

Para o ano que vem, os professores Rafael e Igor já projetam o 2º Desafio de Robôs, com mais categorias e a participação de outros campi, para que haja maior integração entre os amantes da robótica.

Última atualização (Sex, 30 de Novembro de 2012 14:02)