Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Astronomia recebe destaque através de Projetos realizados no Campus

Astronomia recebe destaque através de Projetos realizados no Campus

ImagemHá exemplo do que já havia acontecido em 2011, este ano o campus Camaquã do IFSul desenvolveu uma série de atividades de divulgação da astronomia. Os projetos de astronomia “Céus do Sul” e “Clube de Astronomia” são coordenados pelo professor Fabian Debenedetti.

O Projeto Céus do Sul, que tem entre os seus objetivos divulgar a astronomia junto aos alunos de Camaquã e região, visitou dez instituições de ensino em 2012. Em onze saídas, o Projeto visitou Camaquã, Dom Feliciano, Cristal e Arambaré, onde mais de 1300 pessoas, entre alunos, pais e docentes, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra introdutória à astronomia e, posteriormente, observaram diretamente os astros com os telescópios disponibilizados pelo Projeto.

Além destas visitas às escolas, o Projeto foi apresentado em Pelotas, na Fenadoce, e na 2ª Feira de Tecnologia e 3ª Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces, que aconteceu no Campus, entre os dias 22 e 26 de outubro.

ImagemJá o clube de Astronomia do campus realizou, ao longo do ano, quatro jornadas de observação. A última delas acorreu no dia 28 de novembro, com o objetivo de acompanhar a ocultação de Júpiter pela Lua. Em maio, foi realizado um acampamento observacional, e um novo acampamento já está sendo planejado para o dia 14 de dezembro, porém a sua realização dependerá das condições climáticas.

Ainda é importante destacar a participação de aproximadamente 40 alunos do Campus na Olimpíada Brasileira de Astronomia, competição na qual o aluno Douglas Ávila ganhou uma medalha de bronze. No mês de maio, em Florianópolis, o professor Fabian apresentou um pôster no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. No evento, o professor destacou a importância do ensino da astronomia no âmbito escolar como espaço de conhecimento interdisciplinar.

Segundo o professor Fabian, em 2013 espera-se ampliar ainda mais o alcance de ambos os Projetos, chegando a mais escolas e municípios da região e participando em mais eventos. Para alcançar estes objetivos, está sendo solicitado a inclusão de mais bolsistas e a obtenção de mais recursos técnicos, como um planetário móvel.

Última atualização (Qui, 06 de Dezembro de 2012 13:01)