Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador IFSul realiza Seminário de Educação e Cultura Indígena

IFSul realiza Seminário de Educação e Cultura Indígena

ImagemAcontece no campus Camaquã, durante os dias 13 e 14 de dezembro, o Seminário de Educação e Cultura Indígena Mbyá-Guarani. Realizado pela diretoria de Ações Inclusivas (Dirai), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) dos campus Camaquã e Sapucaia do Sul o evento contará com palestras, oficinas e exposição da arte Mbyá-Guarani.

O objetivo principal é buscar um intercâmbio positivo e mutuamente enriquecedor entre as culturas indígenas e não indígenas, superando estereótipos na busca de uma verdadeira inclusão, proporcionando o acesso e a inserção das comunidades indígenas Mbyá-Guarani nos espaços educacionais do Instituto, favorecendo assim, uma educação profissional e do mundo de trabalho, possibilitando melhoria em suas condições de vida, sustentabilidade econômica e valorização de sua cultura.

Durante o evento, acontecerá diversas palestras e oficinas de dança, esporte, artesanato, culinária e jogos Mbyá-Guarani, na qual a comunidade indígena poderá expor ao público sua cultura. Participam do evento as aldeias Mbyá-Guarani Tekoa Porã, Água Grande, Flor do Campo, Araça-Petim e Yrapuã.

Segundo a Iecam (Instituto de Estudos Culturais e Ambientais), a arte Mbyá-Guarani, muito além de sua singular expressão, possui uma beleza única. Rica em símbolos, significados e rituais, traduz a memória e as histórias de um povo, seus mitos, sua relação com a natureza, com os espíritos e com seus deuses.

Conforme contam os mais velhos aos mais novos, os Mbyá-Guarani têm uma história milenar, que surgiu junto com o princípio da terra. Primeiro, os deuses criaram os homens e os ensinaram a viver em comunidade. Depois, para trazer harmonia às aldeias e possibilitar seu crescimento, criou as mulheres.

A abertura ocorre amanhã (13), às 13h30mim, com a palestra “Histórias Ancestrais Mbyá-Guarani”, na qual, os mais velhos contarão sobre a história da comunidade indígena. O evento é aberto ao público geral, e artefatos indígenas estarão disponíveis para compra.

Última atualização (Qua, 12 de Dezembro de 2012 13:53)