Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Campus Camaquã recebe visita de alunos da UTU

Campus Camaquã recebe visita de alunos da UTU

ImagemNa manhã da última segunda-feira (10), um grupo de 15 alunos do 1º ano do curso de Controle Ambiental do Conselho de Educação Técnico Profissional - Universidade do Trabalho do Uruguai (CEPT – UTU), acompanhados do professor Éverton Felix, visitaram o campus Camaquã. A UTU oferece o curso de Controle Ambiental em parceria com o IFSul campus avançado Santana do Livramento.

Os alunos foram recebidos pela direção, coordenador e professores do curso de Controle Ambiental. Em seguida,o grupo foi acolhido com um lanche na cantina da escola, passando logo após para o auditório, onde o Professor Josué Michels realizou uma apresentação do Curso Técnico em Controle Ambiental do Campus Camaquã e revisou a programação do dia.Imagem

Ainda pela manhã, os estudantes realizaram um passeio pelo Campus, conhecendo entre outros espaços, os laboratórios do Controle Ambiental. Em seguida, fizeram uma visita técnica ao Aterro Sanitário de Camaquã juntamente com a turma do 2º ano do Controle Ambiental do Campus, sob a orientação do Professor Guilherme Schirmer. Após o almoço tiveram uma aula prática de Microbiologia com a Professora Caroline Wille.

No final da tarde ocorreu uma troca de experiências entre os alunos visitantes e alunos do Campus Camaquã que atuam em projetos. Foi o primeiro contato dos estudantes com alunos do mesmo curso de outro campus. Ao final da visita, os alunos foram convidados para retornar no próximo ano, durante a Feira de Tecnologia e a Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces.

Conheça o Projeto:

ImagemEm setembro de 2006, foi estabelecida uma relação entre o IFSul e a UTU, sendo identificada a necessidade do fortalecimento da oferta de educação técnica profissional na região de fronteira. Definiram-se ações de intercâmbio entre o Brasil e o Uruguai objetivando o fortalecimento institucional do CETP-UTU nas áreas de indústria, energia e meio ambiente.

A partir daí foram criados Cursos Técnicos Binacionais: No Campus Avançado Santana do Livramento é oferecido o curso técnico em Informática para Internet - forma subsequente. As vagas são destinados 50% para alunos brasileiros e 50% para alunos uruguaios. Na Escola Técnica Superior de Rivera é oferecido o curso técnico em Controle Ambiental, sendo 50% das vagas para uruguaios e 50% para brasileiros.

Última atualização (Qua, 12 de Dezembro de 2012 13:58)