Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Educação e Cultura indígena são tema de Seminário no Campus Camaquã

Educação e Cultura indígena são tema de Seminário no Campus Camaquã

ImagemNos dias 13 e 14 de dezembro, no IFSul Campus Camaquã, aconteceu o primeiro Seminário de Educação e Cultura indígena Mbyá-Guarani. Durante o evento, a comunidade escolar teve a oportunidade de aprender mais sobre a cultura indígena, através de palestras e oficinas. O Campus recebeu a visita de membros das tribos Mbyá-Guarani Tekoá Porã, Água Grande, Flor do Campo, Araçá-Petim e Yrapuã.

A abertura do Seminário aconteceu no início da tarde da quinta-feira (13), e contou com a presença da secretária especial de governo Renata Maynes, representando o prefeito Ernesto Molon, da diretora de ações inclusivas do IFSul Gisela Loureiro Duarte, do diretor-geral do Campus Camaquã Leonardo Missiaggia, entre outras autoridades municipais e do IFSul.

Na ocasião, representantes indígenas presentes foram convidados a falar sobre suas tribos. O cacique Arnildo Verá Moreira, e os representantes de escolas indígenas Leandro da Silva e Valdecir Xunu Moreira falaram sobre os costumes, a educação e o convívio com a sociedade.

O evento contou ainda com diversas palestras e também com oficinas Mbyá-Guarani. Os indígenas, através das oficinas demonstraram ao público presente suas danças, esporte, culinária, brincadeiras, e seu artesanato, que estava disponível para compra. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do campus.

Imagem Imagem

Última atualização (Ter, 18 de Dezembro de 2012 10:48)