Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Equipes do Campus participam do Dia do Punhobol

Equipes do Campus participam do Dia do Punhobol

ImagemNo último domingo (14), na sede da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, aconteceu o Dia do Punhobol. O evento, alusivo aos 52 anos da Federação Gaúcha de Punhobol, contou com a participação do professor Tales Amorim e 24 alunos integrantes das equipes de Punhobol do Campus Camaquã.

O Campus Camaquã participou do evento com quatro equipes, sendo duas masculinas e duas femininas. Os times disputaram um total de 14 jogos, e duas equipes obtiveram classificação para a segunda fase do torneio.

As equipes masculinas contaram com a participação de ilustres convidados: Carlos Veneroso e Eduardo Garay. Ambos são jogadores do time da Sogipa e integrantes das seleções brasileiras de punhobol, e aceitaram o convite, contribuindo com sua qualidade e experiência para um melhor desempenho dos ainda iniciantes jogadores do Campus.

Foi mais um dia inesquecível para os nossos alunos. Ambiente saudável, dia perfeito, muitos jogos, presença de dezenas de campeões mundiais e jogadores da seleção brasileira, muitos apoiando a única escola presente. Era visível para todos, que as pessoas mais felizes naquele lugar vieram de Camaquã. O olhar da maioria de nossos alunos era de deslumbramento, de surpresa, de alegria contagiante. O choro de algumas meninas, misto de ansiedade, nervosismo, felicidade e realização de sonho, foi comovente. Algumas passaram o ano de 2012 treinando e não tiveram a oportunidade de jogar. Neste ano, realizaram o sonho delas e o meu também. E valeu muito a pena. Foi emocionante vê-las na grama, lutando por cada bola, ajudando uma a outra e curtindo o seu Dia do Punhobol. Foi um dia de muitas aprendizagens para todos. Mais um dia que o Punhobol oferece nas nossas vidas, momentos para sempre”, avaliou Tales Amorim.

As equipes fazem parte do “Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos”, que ministra oficinas e palestras para as escolas interessadas. Em 2012, mais de 250 crianças e adolescentes, e mais 100 professores e acadêmicos de Educação Física já participaram de eventos coordenados pelo professor Tales Amorim, coordenador do Projeto.

Em 2013, já ocorreu uma aula para o curso de Educação Física da Fundasul e estão agendadas oito oficinas com escolas de Camaquã e Cristal, WorkShop para a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, além de tratativas com escolas de Pelotas, Bagé e Rio Grande. Desta forma, mais pessoas conhecerão o Punhobol e poderão incluir nas escolas este esporte que tem grande potencial de inclusão e realização social. O projeto está no Facebook e pode ser acessado através do link.

ImagemImagemImagem

Foto 1: Equipes masculinas: Gustavo, Miguel, Marcelo, Bernardo e Bruno (em pé); José Ari, Allan, Cássio, Maykel, Martin e Leonardo (agachados);

Foto 2: Equipe Turunas-IFSul: Thaís, Débora, Juciéle e Juliana (em pé); Beatrís, Thainá e Raísa (agachadas);

Foto 3: Equipe IFSul-Turunas: Rafaela, Giovana e Luísa (em pé); Isadora, Rúbia e Luanda (agachadas).

Última atualização (Ter, 23 de Abril de 2013 11:18)