Home separador Projetos de Extensão separador Projetos em Andamento separador RobotIF: Motivando o aprendizado através da Robótica

RobotIF: Motivando o aprendizado através da Robótica

Professor/Coordenador: Marcelo Schiller de Azevedo.

Alunos Bolsistas: Felipe Bittencourt Vieira e Táles de Vargas Brasil.

Vigência: 1 de março de 2013 a 30 de dezembro de 2013.

Resumo/Objetivos:

Com a finalidade de aproximar os alunos de escolas públicas a novas tecnologias e aprimorar o pensamento lógico, assim, a compreensão básica do funcionamento de equipamentos eletrônicos, foi criado o projeto “RobotIF: Motivando o aprendizado através da robótica”. Baseia-se na apresentação da robótica para as instituições de ensino localizadas no município de Camaquã e região, através da utilização dos kits “LEGO MINDSTORMS NXT 2.0”.

Serão realizados cursos intensivos para instruir os alunos a montarem e programarem os “robôs NXT”. Com a manipulação destes elementos é possível transmitir noções básicas de robótica para os estudantes, podendo também estimular o raciocínio lógico através do software utilizado em sua programação. O projeto também visa a interação do IFSul com as escolas da região, apresentando esta atividade do instituto como exemplo do seu formato de ensino para os alunos destas escolas e assim incentivando-os a conhecerem mais o IFSul.

O projeto consistirá em seis etapas (descrição resumida):

1ª Etapa: Preparações necessárias para a realização do projeto ao longo do ano, incluindo a elaboração de uma apostila e a capacitação dos alunos bolsistas.

2ª Etapa: Realizar um contato com a Secretaria de Educação de Camaquã, tendo como intuito solicitar a liberação para entrar em contato com as escolas públicas do município, assim realizando o primeiro contato para a realização das próximas etapas.

3ª Etapa: Conversa com as escolas sobre o desenvolvimento do projeto, seleção/organização das turmas e agendamento de datas para realização dos minicursos.

4ª Etapa: Início da realização dos minicursos nas escolas previamente agendadas, aplicando-se dois questionários (no início e no final de cada minicurso) com o intuito de avaliar o desenvolvimento do raciocínio lógico alcançado pelos alunos de cada turma.

5ª Etapa: Realização dos minicursos dentro do campus Camaquã junto aos alunos do campus e possíveis turmas de escolas que obtiveram um bom aproveitamento durante os minicursos da etapa anterior.

6ª Etapa: Serão feitas as comparações de questionários e o levantamento dos dados para a avaliação da eficiência do projeto. Através do auxílio do professor coordenador, os bolsistas finalizarão o projeto com a elaboração de relatórios.

Última atualização (Ter, 21 de Maio de 2013 11:31)