Home separador Projetos de Extensão separador Projetos em Andamento separador Curso de Extensão em Matemática Financeira

Curso de Extensão em Matemática Financeira

Professora/Coordenadora: Diana Schein Bartz

Aluna bolsista: Kanandra Rodrigues Amador

Vigência: março a dezembro de 2013

Resumo/Objetivo:

Devido à recente crise econômica mundial, as empresas e comércios da cidade de Camaquã, percebendo as dificuldades com as questões financeiras atuais, bem como os alunos do IFSul, Campus Camaquã, preocupados com a inserção no mercado de trabalho através de concursos públicos, sentiram a necessidade de aprofundar os conhecimentos em Matemática Financeira. Saber realizar operações envolvendo porcentagens, juros, descontos e taxas equivalentes, por exemplo, permite uma melhor avaliação das condições propostas pelo mercado e nos auxilia na tomada de decisões em benefício de nossas finanças. Considerando o exposto, este projeto torna-se relevante na medida em que pode atender a diferentes grupos de pessoas, visto que, a qualquer pessoa, independente da profissão ou área de estudos, é útil saber aplicar alguns conhecimentos financeiros básicos, nas diversas situações que envolvem questões financeiras. Este projeto, portanto, tem como objetivos desenvolver os conteúdos da matemática financeira buscando ampliar, fundamentar e solidificar o conhecimento; analisar propostas que envolvam aspectos financeiros; aprimorar alguns conhecimentos matemáticos; fazer um melhor uso da calculadora, entre outros. O curso é oferecido no turno da noite, com aulas expositivas, tendo como ferramentas: apostila confeccionada pela professora e pela aluna bolsista, calculadora e computador. O projeto, já teve duas edições, contou com duas turmas, uma delas formada por alunos, servidores (docentes e técnicos administrativos) e funcionários terceirizados do Campus e a outra, por 15 funcionários da empresa Camil Alimentos. Devido à repercussão do projeto, outras empresas, comércios e pessoas acabaram mostrando interesse no curso. Sendo assim, este ano, foram oferecidas mais duas turmas. A primeira que já iniciou em maio, tendo como alunos, 22 pessoas da comunidade de Camaquã. A segunda turma está prevista para setembro, que será oferecida para funcionários das empresas da cidade.

Última atualização (Qua, 29 de Maio de 2013 13:56)