Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Estudo de doutorado de professor do campus recebe destaque

Estudo de doutorado de professor do campus recebe destaque

ImagemUm estudo de doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Ufrgs, realizado em parceria com o IFSul, recebeu destaque na edição do último domingo (7) do jornal Correio do Povo. O trabalho é do professor do campus Guilherme Schirmer, e visa analisar o impacto do “Pó de fumo” (composto resultante de varredura das fumageiras), em áreas de pastagens de Camaquã. A ideia é apurar os efeitos sobre as minhocas e, consequentemente, averiguar uma possível contaminação do solo.

Para isso, o professor e pesquisador sujeitará os invertebrados da espécie Eisenia andrei a amostras com diferentes históricos da aplicação do pó, de forma a pontuar eventuais danos à biologia do solo e riscos de compostos como a nicotina. "Queremos avaliar a viabilidade do uso no longo prazo", disse o professor ao periódico, em matéria da jornalista Carolina Jardine.

O professor atua no IFSul desde o ano de 2010, dando aulas no curso técnico de Controle Ambiental. Schirmer é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Ciência do Solo também pela UFSM, e agora cursa na Ufrgs o seu doutorado em Ciência do Solo.

A matéria, intitulada "Resíduo no crivo das minhocas", pode ser lida na edição nº280 no Correio do Povo, que foi veiculado no último domingo.

Imagem Imagem

Última atualização (Qua, 10 de Julho de 2013 14:32)