Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Professor do Campus Camaquã participa dos Jogos Mundiais

Professor do Campus Camaquã participa dos Jogos Mundiais

ImagemOs Jogos Mundiais (World Games) são o segundo evento multiesportivo mais importante do planeta, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos. E o professor de educação física do Campus Camaquã, Tales Amorim, teve a oportunidade de participar do evento em duas frentes: como expectador de algumas modalidades e como integrante da comissão técnica da seleção brasileira de Punhobol. Os jogos aconteceram em Cali, na Colômbia, entre os dias 25 de julho e 4 de agosto.

O professor recebeu um convite oficial da International Fistball Association para assistir aos jogos de Punhobol dos Jogos Mundiais, onde as seis melhores seleções masculinas do mundo participam. A partir disso, Tales construiu um projeto de mobilidade internacional, agregando a assistência aos jogos de Punhobol com outras modalidades julgadas como possíveis de serem trazidas para o Instituto, tais como Cabo de Guerra, Ultimate Frisbee e Corfebol. O projeto foi aprovado e o sonho de participar de um evento tão grandioso tornou-se realidade.

Além desta experiência profissional e pessoal, a Confederação Brasileira de Desportos Terrestres ainda convidou o professor para integrar a delegação da seleção brasileira de Punhobol durante os jogos. O convite foi aceito de imediato.

ImagemNo período de 27 a 31 de julho, Amorim além de assistir ao Cabo de Guerra, Ultimate Frisbee e Corfebol, ainda teve a oportunidade de assistir à ginástica acrobática e de trampolim. De 1º a 4 de agosto, integrou a seleção brasileira de Punhobol, assistindo a tudo que envolve uma competição deste nível.

Com o retorno ao Brasil, a ideia agora é estudar mais as modalidades que assistiu nos Jogos Mundiais e adaptar à realidade do IFSul Camaquã, para que os alunos sejam beneficiados com novas práticas nas aulas de Educação Física. Nos últimos anos, já foram implantados no campus, jogos como o Punhobol, o Frescobol, o Tênis de Campo e os Jogos Cooperativos.

Abaixo, um breve relato do professor Tales Amorim, sobre sua participação no evento:

“Jamais pensei que teria uma oportunidade como essa, de participar de um evento desta grandiosidade, com todos os continentes representados, e uma diversidade esportiva e cultural gigantescas. Todas as modalidades que tive o privilégio de assistir me agradaram, cada uma com suas peculiaridades. Destaco o Corfebol, por se tratar de um jogo que parece ter sido pensado para a escola, com homens e mulheres jogando juntos, quase sem contato físico e com muitas habilidades e capacidades para serem desenvolvidas. A experiência com o Punhobol foi incrível. Integrar a seleção brasileira, convivendo com jogadores e comissão técnica quase que 24 horas por dia, me trouxe além de satisfação, um incremento exponencial no meu conhecimento sobre o esporte. Estive ao lado, conversando, assistindo e aprendendo, com os melhores jogadores do mundo, fazendo registros de imagens e observando tudo que acontecia dentro e fora da quadra. Inesquecível! Sou grato ao IFSul Camaquã pela oportunidade, à CBDT (em especial, ao Aurélio Freitas) pelo convite, à comissão técnica e jogadores da seleção brasileira, por terem me recebido tão bem.”

Última atualização (Qui, 15 de Agosto de 2013 14:42)