Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Estudantes do Campus Camaquã realizam visita técnica integrada

Estudantes do Campus Camaquã realizam visita técnica integrada

ImagemNa última sexta-feira (9), as turmas de 7º Semestre dos cursos técnicos em Controle Ambiental e Automação Industrial realizaram visitas técnicas integradas, na cidade de São Lourenço do Sul. Os estudantes foram acompanhados dos professores André Santos, que orientou as observações da automação industrial, Luciana Machado, orientando as observações do controle ambiental, e Patrick Kovalscki, que idealizou a viagem e destacou os aspectos sociais, econômicos e culturais do desenvolvimento regional, a partir do exemplo das iniciativas do meio rural de São Lourenço do Sul.

“Há algum tempo eu planejava uma visita técnica ao interior de São Lourenço do Sul, relacionando os dois cursos, Controle Ambiental e Automação Industrial, com as potencialidades de desenvolvimento e os aspectos culturais da região. A proposta de integração vem ao encontro da superação do paradigma tecnicista ao relacionar aspectos técnicos, econômicos e sociais em uma mesma atividade orientada por professores de distintas formações. Além de ser uma ótima oportunidade para os estudantes desenvolverem uma troca de experiências e vislumbrarem possibilidades de trabalhos conjuntos entre as áreas”, declarou Patrick. No município, os alunos visitaram o Caminho Pomerano, a agroindústria Figueira do Prado, a cooperativa Coopar, o Projeto de Plantas Medicinais de Inês Klug, a Casa das Schimier, a Casa das Cucas e o Artesanato Flajoke.Imagem

Na Coopar se desenvolveram as atividades mais técnicas da viagem. A indústria tem duas sedes: a primeira é situada nas antigas instalações da Elegê, que está sendo reestruturada para voltar a pleno funcionamento em outubro. Nesta, os alunos puderam observar o tratamento de água e efluentes e processos industriais. Já a segunda sede é na Boa Vista, onde os estudantes e professores observaram o processo de produção de queijo.

ImagemAssociado à visita foram vivenciados hábitos, costumes e histórias de colonos de origem pomerana, que hoje exploram as possibilidades de turismo rural e agroindústrias cooperativas e familiares. Para Patrick, os estudantes precisam conhecer os potenciais da região:

“Grande parte dos nossos cursos tem vocação industrial, isto pode passar aos nossos estudantes que o mercado de trabalho está associado a grandes centros urbanos, enquanto o atual paradigma de industrialização se volta agora para as médias cidades e mesmo regiões rurais, por todos os atrativos a elas atribuídos em oposição a esses grandes centros. É importante apresentar aos nossos estudantes esta oportunidade de conhecer as potencialidades presentes em nossa região, sem desconsiderar o capital social, que vem sendo estimulado a partir das organizações cooperativas e comunitárias, especialmente na área rural.”

Legendas:

Foto 1: Apresentação do sistema de tratamento de água e efluente na agroindústria de laticínios;

Foto 2: Explanação sobre os hábitos dos pomeranos no empreendimento de artesanatos Flajoke;

Foto 3: Encenação do casamento pomerano pelos estudantes do Campus no empreendimento de artesanatos Flajoke.

Última atualização (Qui, 15 de Agosto de 2013 14:42)