Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador I Workshop de Punhobol Escolar foi um sucesso

I Workshop de Punhobol Escolar foi um sucesso

ImagemUm grande evento agitou o Campus Camaquã no último sábado (24). O I Workshop de Punhobol Escolar do IFSul-Camaquã reuniu professores e acadêmicos de Educação Física de diversos municípios gaúchos, mostrando a todos o potencial que este esporte tem para ser incluído na escola.

Sob coordenação do professor Tales Amorim e contando com um grupo de apoio constituído por estudantes que integram as equipes de Punhobol do Campus, os participantes foram recebidos com um café da manhã no hall de entrada, que estava decorado com camisetas oficiais de seleções e clubes, além da camiseta da equipe feminina do IFSul-Camaquã. Cada participante recebeu uma pasta que continha dois DVD’s com material pedagógico, bem como imagens e vídeos de Punhobol.

A diretora-geral do Campus, professora Ana Maria Geller, abriu o Workshop falando da importância do acontecimento e da alegria de poder receber tantas pessoas de diferentes municípios, em um evento organizado pela escola e apoiado por estudantes. Em seguida, o professor Tales Amorim iniciou o Workshop, apresentando as possibilidades pedagógicas, educativas e sociais da aplicação do ensino do Punhobol no ambiente escolar.Imagem

O evento contou com a presença de participantes ilustres, como Gastão Englert, treinador da seleção dos Estados Unidos de Punhobol e campeão do mundo como jogador e treinador da seleção brasileira, e Deise e Jorge Heck, coordenadores do maior projeto de Punhobol escolar do Brasil, o “Legal é Punhobol nas escolas e na comunidade”, de Novo Hamburgo.

O Workshop teve duas partes práticas, no turno da manhã e da tarde, onde o básico do trabalho com os fundamentos técnicos foi mostrado, sempre acompanhado de comentários reflexivos sobre cada atividade. Professores e acadêmicos aproveitaram cada momento, que contavam com as explicações, comentários e avaliações do professor Tales e dos experientes Englert e casal Heck.

Orgulho-me demais do que aconteceu neste dia 24. Receber tantas pessoas, de diferentes cidades e realidades, todas com vontade de conhecer o Punhobol e levar para seus ambientes de trabalho, me motiva a continuar investindo neste esporte maravilhoso com tantas possibilidade para a escola. Ter contado com a presença, conhecimento, disponibilidade e humildade do Gastão e dos Heck foi incrível, dando muito mais valor ao evento. Não posso deixar de agradecer ao grupo de estudantes do Campus que deram suporte ao Workshop. Eles foram essenciais para que tudo desse certo. Ao longo das atividades e ao final, muitas demonstrações de carinho e de satisfação com o Punhobol, confirmando o que se esperava: as pessoas gostam do esporte e enxergam nele um grande potencial para ser inserido na escola. Agora, é esperar os frutos”, avaliou Amorim.

ImagemA partir deste Workshop, a organização já vislumbra quatro acontecimentos: Workshop na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas; Workshop para a rede municipal de Rio Grande; Criação de uma rede de escolas que aplicam o Punhobol; Encontros esportivos interescolares para o crescimento do Punhobol. O coordenador do evento e a direção do Campus Camaquã agradecem a todos os participantes, à administração do Ginásio Municipal de Camaquã pelo empréstimo do mesmo e aos estudantes que participaram da organização do I Workshop de Punhobol Escolar do IFSul-Camaquã.

Última atualização (Sex, 30 de Agosto de 2013 11:18)