Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Projeto exibe documentário a catadores de material reciclável

Projeto exibe documentário a catadores de material reciclável

ImagemNa manhã de ontem (18), o IFSul campus Camaquã recebeu um grupo de catadores de material reciclável, que trabalham no aterro municipal. O objetivo da visita foi a exibição do documentário “Lixo Extraordinário”, que relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.

A vinda dos catadores faz parte do Projeto “Curta no aterro: catadores de histórias”, de autoria dos alunos Betina Osvaldt, Daniela Farias, Inocêncio da Cunha, Juliana Altmann, Kimberly Garcia e Theodora Centeno, orientados pelos professores Carla Vianna, Patrick Kovalscki e Kim Amaral. A professora Carla avaliou a visita: "A exibição do documentário "Lixo Extraordinário" foi uma atividade de integração entre a escola e os catadores, um momento precioso de interlocução entre os alunos, os catadores e a arte do cinema".

O objetivo do Projeto é mostrar, através de um documentário, uma realidade desconhecida e que, muitas vezes, passa despercebida aos olhos da população. Além disso, o projeto ainda pretende contribuir com a socialização dessas pessoas que são protagonistas de um processo essencial para a manutenção da qualidade ambiental. Para isso, serão realizadas visitas ao aterro, nas quais serão adotadas formas de aproximação e diálogo com as pessoas que trabalham no local.

Última atualização (Seg, 23 de Setembro de 2013 12:19)