Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Alunos do Projeto Cinema e Literatura participam de oficina com Lisiane Cohen

Alunos do Projeto Cinema e Literatura participam de oficina com Lisiane Cohen

O Projeto Cinema e Literatura promoveu, na última quinta-feira (3), uma oficina para elaboração de roteiros, ministrada por Lisiane Cohen, diretora e roteirista de obras cinematográficas. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de se inteirar da metodologia para produção de roteiros, ampliando seu entendimento sobre como é realizado o trabalho de um roteirista.

Lisiane ainda apresentou algumas de suas obras, como o curta-metragem “Hoje tem felicidade”, dirigido e roteirizado por ela, e premiado no 40º Festival de Cinema de Gramado, e o trailer do longa de animação "As aventuras do avião vermelho", livre adaptação da obra de Erico Verissimo. Após, a cineasta preparou os alunos para a roteirização de obras literárias mediante leitura de roteiros de sua autoria e explicação das formas de escrita e estruturas do texto narrativo. Em seguida, os alunos tiveram um momento de escrita: o novo roteiro teria como ponto de partida um conto de Luís Fernando Veríssimo. Na sequência, foram lidos e discutidos os trabalhos realizados.

O Projeto Cinema e Literatura é coordenado pela professora Vara Haas, e tem como bolsista a aluna Victória Viatroski, que comentou o evento: "O dia foi muito produtivo, após este minicurso de roteiro com a Lisiane estamos motivados a exercitar a escrita. Quem já gostava de escrever antes agora deve gostar muito mais. É interessante o quanto o processo de “nascimento” de um filme é detalhista. Com a oficina, nós percebemos que é um trabalho que exige dedicação, que envolve criatividade e atenção dos escritores roteiristas."

Última atualização (Qua, 09 de Outubro de 2013 11:28)