Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador II Copa IFSul-Camaquã de Punhobol reúne mais de 100 participantes em Cristal

II Copa IFSul-Camaquã de Punhobol reúne mais de 100 participantes em Cristal

ImagemA segunda edição da Copa IFSul-Camaquã de Punhobol aconteceu no último domingo (20), no município de Cristal, contando com o apoio da prefeitura municipal da cidade. Foram 4h de muito Punhobol, reunindo 21 equipes, compostas por homens e mulheres dos 11 aos 75 anos de idade. Foram montadas três quadras de Punhobol no Estádio Municipal, onde três diferentes torneios foram disputados simultaneamente.

Em um dos campos, realizou-se mais uma rodada da Copa Livre de Punhobol Amador, maior evento do gênero no Rio Grande do Sul, reunindo quatro equipes: o IFSul-Camaquã com sua equipe de estudantes, o Alegria e o Unidos do ABC (São José do Hortêncio) e o Tannenwald (Nova Petrópolis). O torneio feminino, uma das novidades em relação à primeira edição, contou com a participação de três equipes: duas do IFSul-Camaquã, e a ESEF/IFSul, um combinado de acadêmicas de Educação Física da ESEF/UFPel e professoras de educação física do IFSul.Imagem

O torneio escolar trouxe para campo, 14 equipes de 4 escolas, distribuídos em ambos os naipes e nas categorias Sub17, Sub15 e Sub13. Participaram: IFSul e EMEF Otto Laufer (Camaquã), além da EMEF Otto Becker e da EMEF Antônio Curi (Cristal). Esta parte da II Copa IFSul-Camaquã foi considerada pelo idealizador do evento, professor Tales Amorim, como sendo a realização de um sonho:

ImagemSempre liguei o Punhobol à escola, pois via na inserção deste esporte no ensino da educação física, como sendo uma “novidade que daria certo”, pelo seu potencial de inclusão, pelo ambiente que normalmente cerca os eventos da modalidade e pela quebra de um padrão de mesmice que toma conta de boa parte da educação física escolar, que oferece muito pouco de novo e desafiador aos estudantes. Com o crescimento do Punhobol no Campus Camaquã e a criação do Projeto de Extensão, vi que poderia finalmente levar o esporte para professores de educação física e escolares de todas as faixas etárias. Fazer uma competição onde a maioria dos participantes, são estudantes de escolas públicas do interior dos municípios, me faz pensar que estamos no caminho certo para a disseminação do Punhobol nas escolas. Vejo que muito ainda pode ser feito pelo Punhobol e pela educação física escolar. A união destas duas paixões, já mostrou que é perfeita.”

Foram 25 jogos, com a presença de um bom público e a comprovação do saudável ambiente do Punhobol, ou seja, alegria, respeito, confraternização, apoio dos mais experientes aos iniciantes e muita vontade de jogar. A colocação final encontra-se abaixo:

Copa Livre

1º) ESEF/IFSul

2º) IFSul B

3º) IFSul A

Para 2014, a expectativa da organização é que a III Copa IFSul-Camaquã de Punhobol seja mais escolar, contando com a presença de mais escolas, de mais municípios. Para isso, oficinas e workshops estão sendo agendadas com o Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos.

Para saber mais do projeto, acesse a página do facebook: Punhobol IFSul Rio Forte

ImagemImagemImagem

Última atualização (Qua, 23 de Outubro de 2013 14:23)