Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Câmpus Camaquã realiza atividades de conscientização

Câmpus Camaquã realiza atividades de conscientização

ImagemNo último sábado (12), a partir das 8h, o IFSul câmpus Camaquã realizou atividades de conscientização sobre o tema “Lixo eletrônico”. O evento contou com a palestra de Cláudio Bittencourt, além de apresentações de estudantes do câmpus e uma caminhada ecológica pelo bairro Olaria. O sábado letivo ainda foi muito importante como um meio de integração entre o câmpus e a comunidade camaquense.

O palestrante é diretor executivo da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Ceadi Planeta Vivo (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Integral), que coordena vários projetos em diferentes áreas, incluindo o projeto "Reconstruindo: do Lixo a Esperança". Este tem por objetivo preservar o ambiente, evitando que os resíduos eletrônicos sejam enviados a aterros controlados, lixões ou jogados em terrenos baldios, contaminando o solo, recursos hídricos superficiais e lençol freático. Para conhecer melhor o trabalho acesse a página “Centro de Estudos e Pesquisas CEADI, uma OSCIP”.

Na sequência, os estudantes do câmpus apresentaram dois trabalhos. O primeiro, intitulado “Lixo Eletrônico”, dos alunos do 2º ano de Informática, Daniel Affeldt e Natália Janke, focou principalmente nos males que cada metal presente nos componentes dos chips e placas pode causar. O segundo trabalho, sobre o tema "Resíduos Sólidos da Sociedade", das alunas do 2º ano de Controle Ambiental, Eduarda Meyer, Joana Insaurriaga, Natália Freitas, Júlia Biondi, Leticia Horst e Isadora Tejada, alertou os presentes para os problemas ambientais causados pela destinação inadequada do lixo, inclusive através da utilização de cartazes.

Após as atividades no mini auditório, realizou-se uma caminhada ecológica, com a distribuição de mudas de árvores e materiais sobre educação ambiental para a comunidade camaquense. O evento contou com a participação efetiva de um público estimado de 90 pessoas, contando com a escolta da Brigada Militar durante todo o trajeto, realizado no bairro Olaria.

O IFSul Câmpus Camaquã agradece aos participantes, aos organizadores e principalmente à Brigada Militar, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Oscip Ceadi - Planeta Vivo, pela contribuição na realização desse sábado letivo. As principais fotos sobre o evento podem ser encontradas através do link.

Última atualização (Ter, 15 de Abril de 2014 15:01)