Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Projeto “Punhobol nas Escolas” marca presença no primeiro semestre de 2014

Projeto “Punhobol nas Escolas” marca presença no primeiro semestre de 2014

ImagemNos últimos meses, o Projeto “Punhobol nas Escolas” do câmpus Camaquã, esteve envolvido em diversos eventos, seja com suas equipes de estudantes em torneios ou com a capacitação de acadêmicos de educação física para o ensino do Punhobol no ambiente escolar. O primeiro evento ocorreu no dia 19 de março, quando o professor Tales Amorim junto com alunos integrantes das equipes de Punhobol do Câmpus Camaquã realizou uma aula teórico-prática para acadêmicos de Educação Física da Fundasul.

Já no dia 22 de março, a equipe masculina participou da 2ª rodada da 11ª Copa Livre de Punhobol Amador no município de São Sebastião do Caí, maior campeonato amador da modalidade no Rio Grande do Sul e que este ano tem na sua presidência, o professor de educação física do câmpus Camaquã, Tales Amorim. Foi a primeira experiência de muitos estudantes do câmpus, que foram selecionados no início do mês de março.

Ainda no mês de março (28), o Projeto esteve presente na escola EMEF Otto Becker, de Cristal, para realizar jogos amistosos com os alunos da escola cristalense, que conheceu o esporte por meio do câmpus Camaquã. Os amistosos, masculino e feminino, ocorreram na parte da manhã com clima super agradável. Os alunos de ambas escolas jogaram com muita alegria, demonstrando união e desportividade. Após os jogos, os alunos do IFSul - Câmpus Camaquã junto com o professor Tales ministraram oficinas de Punhobol para crianças da escola Otto Becker. Imagem

O “Punhobol nas Escolas” também esteve presente em Turuçu, no dia 25 de abril, na escola Caldas Júnior, onde foram ministradas oficinas para crianças e adolescentes. Como sempre os alunos e o professor Tales foram muito bem recebidos na escola onde passaram o dia envolvidos com o Punhobol. A professora da escola, Fabiane Schellin, fez um relato que mostra a importância da oficina para seus jovens estudantes. Abaixo, alguns fragmentos:

“Foi muito legal, bem produtiva e o mais interessante é que deu um novo gás à escola.” “Quanto aos alunos, desde segunda, quando voltei à escola pela primeira vez depois da oficina, tive vários alunos me perguntando quando aprenderíamos mais. Claro que já tive que começar, né?! Hoje, minha última aula foi com uma turma que me pediu pra ficar com a bola e ficar jogando durante o horário do almoço. Pela primeira vez eu vi o pessoal não jogar futebol e preferir outra prática no horário livre deles.” “Uma aluna me contou hoje que, no fim de semana, ela e outros amigos pegaram uma corda e uma bola de vôlei e passaram o fim de semana jogando punhobol no campo perto de casa!”

ImagemEm mais uma demonstração das sementes plantadas pelo Projeto, o professor Tales foi convidado para inaugurar a quadra de grama do IFSul - câmpus Venâncio Aires, no dia 26 de abril. O esporte escolhido para a estreia do espaço foi o Punhobol, onde dezenas de estudantes participaram de jogos interturmas. O estudante e integrante da equipe do câmpus Camaquã, Allan Bobroski, auxiliou nas atividades deste dia especial em Venâncio Aires.

No dia 10 de maio, no município de Cristal, realizou-se a III Copa IFSul-Camaquã de Punhobol, que reunia dois torneios: a II Copa de Punhobol Escolar Cidade do Cristal e a 3ª rodada da 11ª Copa Livre de Punhobol Amador. E, este dia, sem dúvida tornou-se inesquecível para praticantes e simpatizantes do esporte, pois haviam dezenas de alunos de diversas escolas jogando punhobol, ao lado da experiência e alegria dos competidores da Copa Livre, que fizeram grandes partidas contagiando os jovens iniciantes do Punhobol. Na ocasião o IFSul - Câmpus Camaquã foi campeão nas categorias Sub-17 masculino e Sub-17 Feminino. O evento contou com grande apoio da Prefeitura Municipal do município de Cristal, que tem sido grande parceira do Projeto desde 2013.

Ainda em maio (28), as equipes do câmpus realizaram jogos de demonstração em Bagé onde ocorriam jogos de voleibol e futebol de campo dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Foi mais um marco histórico para o Projeto, pois pela primeira vez dentro do JIF, foi aberto um espaço para o Punhobol, em meio a esportes mais tradicionais. Logo, trata-se de uma conquista para todos que se empenham e dedicam-se ao Punhobol no câmpus Camaquã. Imagem

Mas o Projeto não parou e mais uma vez entrou no espaço universitário. O professor Tales recebeu convite da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg) para ministrar aula teórico-prática para acadêmicos e professores de educação física. Esta aula ocorreu no dia 14 de junho, e o professor Tales contou com o apoio dos estudantes integrantes das equipes do câmpus Camaquã, Martin Boeira e Allan Bobroski.

Para o segundo semestre já existem eventos pré-agendados. Um momento especial ocorrerá no dia 15 de agosto, quando ocorrerá a primeira etapa do I Circuito Gaúcho de Punhobol Escolar, evento criado a partir das ações do Projeto Punhobol, do câmpus Camaquã, em parceria com o Projeto “Legal é Punhobol... nas escolas e na comunidade”, de Novo Hamburgo. A segunda etapa será realizada em Camaquã, no dia 25 de outubro. Oficinas para crianças e adolescentes escolares, participação em rodadas da 11ª Copa Livre de Punhobol Amador e WorkShops estão previstos.

Imagem Imagem Imagem

Última atualização (Qui, 14 de Agosto de 2014 15:32)