Home separador Qualidade na Aprend.

Qualidade na Aprendizagem

Considerando a Aprendizagem: Rumo a uma medida real da qualidade de aprendizagem

ImagemNos últimos tempos, verificou-se, no Brasil e no RS, um crescimento significativo na expansão da educação profissional, o que ocasionou um aumento na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Essa expansão, evidentemente, não pode prescindir de qualidade na aprendizagem. Diante disso, e partindo do princípio de que os alunos são responsáveis pela sua própria aprendizagem, surge a necessidade de nos perguntarmos sobre como podemos definir indicadores de qualidade na aprendizagem em que os aprendizes não sejam apenas consumidores de conhecimento, mas co-produtores do seu próprio aprendizado em nível individual, organizacional e comunitário. Dentro dessa temática, esta investigação, que tem como lócus a educação profissional de nível técnico, no IFSul, no Campus Camaquã, visa investigar a qualidade na aprendizagem da educação profissional em nível técnico, em tempos de expansão, na perspectiva individual, organizacional e comunitária. Nesse âmbito, são objetivos específicos deste estudo: analisar a qualidade da aprendizagem e configurar indicadores de qualidade para os cursos técnicos integrados, na perspectiva individual, organizacional e comunitária. No sentido de desenvolver um trabalho que possa contribuir de maneira relevante para a construção dos indicadores de qualidade para a aprendizagem na educação profissional, nível técnico, optou-se pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Ao nos referirmos à qualidade da e na aprendizagem, partimos do princípio de que as fontes de aprendizagem abrangem todos os contextos em que essa ocorre, englobando não apenas a infra-estrutura técnica e os materiais de aprendizagem, mas também os recursos humanos em suas funções de ensino e de apoio. A pesquisa tem evidenciado que é necessário um novo quadro de qualidade da aprendizagem, ou seja, que se estabeleça link entre a aprendizagem individual, a comunitária, a organizacional e a territorial.

Pesquisa iniciou em Novembro/2010

Coordenadora: Profª Dr. Rosalir Viebrantz

Bolsista: Juliana Kazanowski

Professores pesquisadores: Bianca de Oliveira Ruskowski, Cátia Mirela Barcellos R. Nunes, Diana Schein, Fabian Eduardo Debenedetti, Fabiana Zaffalon Ferreira, Fabrício André Dutra, Geraldo Dias Barbosa, Guilherme Karsten Schirmer, Lydia Tessmann Mülling, Taiçara Farias Canêz Duarte, Tales Emilio Costa Amorim, Silvana Letícia Pires Iahnke e Vera Haas.

Última atualização (Qui, 30 de Agosto de 2012 14:52)