Home separador Notícias separador Cursos separador Projeto "Conhecendo a realidade, na óptica da física moderna" realiza o "Café da Relatividade"

ImagemNo dia 3 de setembro de 2014 (quarta-feira), foi realizada a primeira reunião do "Café da Relatividade", ministrado pelos alunos Jenifer Müller, Renata Härter e Oscar Neto, estudantes do curso Técnico em Controle Ambiental, tendo como orientadora a professora Cátia Mirela Barcellos. O projeto chamado "Conhecendo a realidade, na óptica da física moderna" trabalha com a problemática da inserção da física moderna no ensino médio.

Estudar a física moderna é de essencial importância, já que, todo o desenvolvimento e avanço tecnológico relacionado à melhora da qualidade de vida está associado com as descobertas da física  que foram feitas a partir do século XX . Além disso, a abordagem destes tópicos poderiam aguçar a curiosidade dos alunos, e no futuro, até formar novos físicos.  Entretanto, os assuntos tratados nas escolas não acompanham o desenvolvimento científico de forma satisfatória, englobando apenas a Física Clássica. Dentre as mais famosas descobertas da física moderna está a Teoria da Relatividade, desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955), tema que deu origem ao nome do grupo de estudos.

O evento, acompanhado de um convidativo café, realiza um debate aberto, em que são abordados e questionados fatos, e onde os integrantes, sob a orientação dos estudantes, podem chegar às devidas conclusões, respondendo suas dúvidas e saciando suas curiosidades. Neste dia (3), foram abordados os aspectos e as peculiaridades da luz e a sua respectiva intimidade com a teoria de Einstein. Também foi tratado sobre as questões da contração do espaço e a órbita da lua em torno do nosso planeta. O próximo café da Relatividade já tem data marcada, será no dia 17 de setembro.

Última atualização (Qui, 11 de Setembro de 2014 18:51)