Home separador Ciências Exatas

Projeto Ciências Exatas e suas Interfaces

ImagemCoordenado pela profa. Cátia Mirela Barcellos, o Projeto Ciências Exatas e suas Interfaces busca auxiliar o aluno na difícil tarefa de transformar as informações obtidas em sala de aula em conhecimento ordenado, logicamente encadeado e construído.

ImagemAtualmente, as instituições de ensino desenvolvem suas atividades em um contexto que exige a formação do ser humano em sua totalidade, tendo como horizonte sua emancipação na direção de significar o ensino e a aprendizagem, a partir de situações reais. Nesse sentido, a prática pedagógica deve ter como elemento norteador a interdisciplinaridade, em que, por exemplo, um assunto abordado em física tenha a participação da matemática, da informática, da química ou até mesmo da biologia e outras áreas do conhecimento. Nessa nova perspectiva, é preciso que as “gavetas do conhecimento”, antes compartimentado, sejam abertas, e que o estudante tenha uma visão ampla e seja elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma nova forma de ensinar e aprender, segundo a qual cada indivíduo estabelece seu próprio ritmo e com a orientação do professor, que passa a ser o facilitador, cria-se uma relação mútua de cooperação, cujo resultado é o sucesso tão almejado por todos.Imagem

Acreditando nisso, buscamos com o Projeto Ciências Exatas e suas Interfaces propiciar aos estudantes atividades que desenvolvam, principalmente, habilidades em leitura, interpretação, análise, reflexões, contextualizações, investigações e ações de modo a prepará-lo para prosseguir em suas atividades, através de um trabalho integrado e interdisciplinar. Isto é feito através de oficinas, palestras e minicursos, ministrados pelos próprios professores da Instituição e convidados, que motivam os estudantes a desenvolver seus projetos (estudos ou confecção de equipamentos), os quais devem envolver o maior número de componentes curriculares, demonstrar criatividade e, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, geração de renda e trabalho. Acreditamos com isso contribuir com a operacionalização da prática interdisciplinar e instrumentalização de informações, além de auxiliar na formação de um sujeito crítico e consciente de seu papel na sociedade.

ImagemEm janeiro de 2011 o projetou realizou sua primeira mostra que contou com a participação de dez trabalhos, elaborados pelos alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial e Controle Ambiental. Para a segunda mostra, que será realizada durante a I Feira de Tecnologia de Camaquã, de 17 a 21 de outubro, esperamos também a participação das escolas de Camaquã e região.

Última atualização (Qui, 04 de Outubro de 2012 11:23)