Home separador Notícias separador Cursos separador Alunas do Campus Camaquã relatam sobre o Intercâmbio na Alamo Colleges

Alunas do Campus Camaquã relatam sobre o Intercâmbio na Alamo Colleges

ImagemNo dia 18 de julho as alunas Natália Buchhorn de Freitas (TCA3M) e Isadora Bortowski Florisbal (TCA3V) embarcaram para a cidade de San Antonio (Texas), para realizarem um intercâmbio na Alamo Colleges. A oportunidade se deu, por intermédio do Programa de Mobilidade Internacional do IFSul, através de sua Assessoria de Assuntos Internacionais, que conduziu o processo seletivo  regido pelo Edital nº 02/2014, além de oferecer todo o suporte e acompanhamento aos alunos durante a execução do programa.

No relato as meninas contam que a experiência de viajar para o exterior e ter a oportunidade de hospedar-se e conviver com famílias daquela localidade foi única! A viagem possibilitou diversas trocas culturais além de proporcionar, de forma cotidiana, a prática da língua inglesa.

As aulas ocorriam nos períodos da manhã e tarde, com as disciplinas de inglês e empreendedorismo respectivamente. Na primeira aula, o grupo foi dividido de acordo com o nível e domínio da língua, para tanto foi realizado um teste online no primeiro dia.

"Ter aulas em um país diferente requer mais atenção quanto ao comportamento, já que os americanos possuem maneiras diferentes de conduzir as aulas, tendo mais rigidez quando se trata da relação entre aluno e professor. Como parte do projeto, havia uma cobrança de que falássemos apenas inglês dentro do Campus", afirmou Isadora.

Imagem"Durante as aulas de inglês líamos e realizávamos apresentações sobre artigos, notícias e curiosidades culturais. Também eram trabalhadas as dúvidas de pronúncia e gramática além de realizarmos atividades diferentes, tais quais: olhar filmes e visitar lugares da instituição. Já nas aulas de empreendedorismo nós estávamos organizados em uma única turma e, além das aulas, assistíamos palestras e visitávamos empresas. Ao final do curso apresentamos um projeto de empresa, criado por nós, para diversos empreendedores. Para o projeto, fizemos grupos e trabalhamos em cima de ideias inovadoras, tendo que apresentar o funcionamento de todo o processo, desde as finanças até o objetivo final. O projeto criado por nós foi o de uma empresa terceirizada que cuida de todo o processo de tratamento da poluição de outras empresas, desde a instalação dos equipamentos necessários, até os estudos e a realização dos procedimentos em si. É uma companhia que se responsabiliza por toda burocracia e eficiência, tornando esse tipo de trabalho mais simples para os clientes", relatou Natália.

ImagemAos sábados, as alunas realizavam passeios em grupo para uma maior interação entre os participantes do intercâmbio e os professores. Visitando lugares turísticos como o Alamo e as missões. Para diversão, também foram conferir o Six Flags Fiesta Texas, um parque de diversões e aquático.

"Durante o tempo livre, saímos com as famílias para conhecer a cidade e seus pontos turísticos, além de realizarmos juntos suas atividades cotidianas, tais quais: ir à igreja, ao mercado, ao local de trabalho e até a encontros familiares ou entre amigos. As famílias participantes foram muito receptivas e estavam sempre dispostos a nos auxiliarem em qualquer situação. Também estavam presentes durante a apresentação e a formatura na conclusão do intercâmbio. Ambas famílias fizeram desta experiência algo incomparável pois criamos laços e sentimentos que ficarão na nossa memória e história".

"Além disso, o convívio direto com uma outra cultura nos fez ampliar nossa visão de mundo. Aprendemos a conviver com ideias e costumes diferentes. Tivemos que nos adaptar a um outro estilo de vida, respeitando a forma com que as famílias vivem e participando ao máximo das atividades que nos eram propostas. Destacamos ainda que , a convivência nos permitiu diversas trocas de culturas com as famílias e professores. Em suma, viajar é absorver e transmitir cultura", afirmaram as estudantes.  As alunas retornaram no dia 08 de agosto para Camaquã.

Última atualização (Sex, 06 de Novembro de 2015 21:05)