Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Capacitação dos servidores sobre a Inclusão no IFSul Camaquã

Capacitação dos servidores sobre a Inclusão no IFSul Camaquã

ImagemNa última quarta-feira, dia 09, estiveram, no campus Camaquã, representantes da Diretoria de Ações Inclusivas do IFSul, com a finalidade de discutir as estratégias de inclusão do campus, bem como conscientizar os servidores a respeito da realidade da comunidade surda, o encontro foi dividido em três momentos: no turno da manhã, o professor Diogo de Souza Madeira, do campus Pelotas, dialogou com os servidores a respeito da realidade surda em uma escola inclusiva, bem como sobre as formas de aprendizagem de um aluno surdo e sobre o conflito existente entre o uso da língua portuguesa em sala de aula e a necessária consciência de que essa língua, para o aluno surdo, se configura como uma língua segunda, o que deve ser considerado no processo de ensino-aprendizagem desse aluno.

À tarde, a equipe conversou com os professores de idiomas do campus Camaquã, bem como com a sua atual intérprete de LIBRAS, Tamara Medeiros, sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa para Surdos, debatendo acerca das estratégias de que necessita o campus para a efetivação de uma educação inclusiva, conforme o que prevê a legislação brasileira, sobretudo em termos de atendimento à comunidade surda. Depois, a professora e intérprete de LIBRAS Tânia Madeira relatou aos servidores do campus sua experiência como mãe de um surdo e como intérprete de LIBRAS, alertando para as singularidades e necessidades que o trabalho como intérprete prevê.

Os debates foram promovidos em LIBRAS e em Língua Portuguesa, graças ao trabalho dos intérpretes Lucas Soares e Rúbia Aires, do campus Pelotas. A equipe foi liderada pela servidora Andreia Collares, da DIRAI, que promoveu o encontro, há tanto desejado pelo campus. O campus Camaquã, que já conta com uma aluna surda, possui três candidatos portadores de necessidades especiais ao vestibular, o que tem levado a escola a buscar auxílio no sentido de promover uma educação efetivamente inclusiva para todos os que aqui desejarem ingressar.

O campus Camaquã agradece à DIRAI, bem como a equipe de servidores do campus Pelotas, pelo momento de diálogo e aprendizado.

Última atualização (Ter, 15 de Dezembro de 2015 18:32)