Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Reunião indígena no Campus Camaquã

Reunião indígena no Campus Camaquã

ImagemO Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Camaquã e a Diretoria de Ações Inclusivas (Dirai) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizaram, na quinta-feira (31/08), uma reunião com os representantes das aldeias indígenas da região, no mini-auditório da escola.

A reunião teve como objetivo discutir a possibilidade da implantação de cursos de capacitação e recrutamento de técnicos que possam atender às necessidades das comunidades indígenas, bem como a inclusão de indígenas nos cursos regulares através de cotas no processo seletivo.O professor e Diretor Ricardo Costa abriu a reunião colocando a instituição à disposição das comunidades indígenas, oferecendo toda a estrutura tecnológica para que o projeto com os mesmos possibilite uma melhor qualidade de vida às tribos, enfatizando que não haja interferência na sua cultura.

A titular da Dirai, Gisela Loureiro Duarte, ratificou a necessidade de inclusão com ações concretas, respeitando a cultura e costumes das comunidades.

O professor Renato Brito, responsável pela Pesquisa no campus, apresentou para os Caciques e demais membros das aldeias a história da rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, a estrutura do Campus Camaquã e os cursos oferecidos pela instituição.

O cacique Arnildo, membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, parabenizou a iniciativa e destacou a expectativa que as comunidades indígenas têm em relação à educação, relatando que a forma de sustentabilidade atual das comunidades, o artesanato, economicamente está inviável.

O encontro também teve como objetivo formar uma comitiva de representantes indígenas para participarem e apresentarem suas propostas no seminário que a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica do Rio Grande do Sul promoverá na Região Metropolitana de Porto Alegre no mês de outubro.

Última atualização (Sex, 28 de Outubro de 2011 14:18)