Apresentação dos Trabalhos de Robótica

Quarta-feira, dia 13, os alunos do quarto ano do curso técnico em Automação Industrial apresentaram às demais turmas do curso os projetos desenvolvidos na disciplina de Introdução à Robótica.

Além de abordar conceitos específicos da disciplina de introdução à Robótica o desenvolvimento dos projetos proporcionou aos estudantes aplicar e ampliar seus conhecimentos nas áreas de desenho, fundamentos de mecânica, lógica e linguagem de programação, eletrônica e microcontroladores.

Os projetos desenvolvidos tiveram como objeto de estudo robôs móveis terrestres que utilizaram rodas, esteiras ou pernas como meio de locomoção. Apesar de ser desenvolvido na disciplina de Introdução à Robótica, ministrada pelo prof. Leonardo Missiaggia, o trabalho envolveu diversos professores do curso.

Alguns dos robôs podem ser vistos nas fotos abaixo, dentre eles: um robô movido por esteiras com possibilidade de controle via Android; um robô com estrutura similar à de uma aranha com deslocamento através de pernas (ou patas) e capaz de evitar obstáculos; um robô seguidor de linhas com três rodas e capacidade de rebocar cargas; um robô com quatro rodas guiado por GPS e um robô de três rodas com sensor de luminosidade capaz de desviar de obstáculos.

Imagem Imagem

Última atualização (Ter, 19 de Julho de 2016 12:06)