Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Alunos do IFSul Camaquã participam do Fórum Internacional Software Livre

Nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2016, alunos de três turmas do curso técnico em informática, um aluno do superior em análise e desenvolvimento de  sistemas  e  um  aluno  da  especialização  em  ensino  de  ciências  participaram do  FISL 17 (Fórum internacional Software Livre) que aconteceu no centro de eventos da PUC, em Porto Alegre.

 


Durante esses três dias os alunos,  acompanhados  pelos  professores  Ânderson  dos  Santos  Ritta  e Marcelo Rios Kwecko, tiveram a oportunidade de assistir palestras nas mais diversas áreas da informática, inclusive com palestrantes estrangeiros, o que  proporcionou  o  contato  com  as  línguas  inglesa  e  espanhola  e  de participar de oficinas de programação, hardware, redes e robótica. Também puderam visitar estandes de diversas comunidades desenvolvedoras das mais conhecidas comunidades Linux. Tiveram a experiência de conhecer e conversar com pessoas de todo o Brasil e outros lugares do mundo.

A cada ano o Fórum Internacional Software Livre vem se firmando como um local de discussão e exposição do que há de mais novo em tecnologias livres. Não é por acaso que o Marco Civil da Internet, uma das
legislações mais avançadas do mundo, surgiu dentro de uma das diversas salas do evento. Ela foi resultado da articulação de especialistas, usuários e militantes, algo que faz parte da dinâmica do evento de forma orgânica.
Desde  a  nossa  primeira  edição  temos  como  principais  valores  a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos e na luta pela internet livre e neutra. Em  2016  Porto Alegre  foi  novamente  o  palco  do  maior  encontro  de comunidades  de  Software  Livre  do  mundo.  Foram  compartilhados conhecimentos e inovações, mas também inquietações em busca de um objetivo comum: construir uma humanidade mais justa, colaborativa e com conhecimento livre.

 

Imagem Imagem Imagem Imagem

Última atualização (Sex, 29 de Julho de 2016 13:39)