Sustentabilidade na gestão pública é tema de encontro na Reitoria

A atividade contou com reflexões sobre o assunto, além de exercício prático sobre ações que fomentem a sustentabilidade na instituição

Refletir questões sobre sustentabilidade na gestão pública. Essa foi a motivação do encontro que aconteceu nesta quarta (03), na Reitoria, com chefes de administração e servidores envolvidos nas atividades de compras e licitações de todo o instituto. A atividade, conduzida pelo servidor do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) e ex-servidor do IFSul, Érico de Ávila Madruga, foi dividida em dois momentos: no primeiro, pela manhã, foram abordados conceitos e reflexões da sustentabilidade dentro da gestão pública; no segundo, foram debatidas questões relativas a compras sustentáveis.

O palestrante afirma que a ideia inicial era fazer um workshop sobre compras públicas sustentáveis, mas que se entendeu a necessidade de trabalhar esse assunto em relação a toda gestão, fazendo a sustentabilidade virar uma cultura institucional. “As compras públicas começam como o indutor, mas a ideia é que isso vire valor de gestão. Que todos os gestores, desde o reitor até o próprio servidor, tenham isso como valor de atuação. E como instituição de ensino, que isso se reflita nos alunos também”, ressalta.

“O objetivo do encontro é discutir as boas práticas de sustentabilidade na gestão, assim como compras mais criteriosas com relação à sustentabilidade”, afirmou a pró-reitora de Administração e de Planejamento, Adelaide Marli Neis, que participou da atividade. Para ela, o encontro é mais uma oportunidade para a troca de experiência em um assunto que já faz parte da rotina do instituto. Além da pró-reitora, também esteve presente a vice-reitora Janete Otte, que deu boas vindas em nome do reitor Marcelo Bender.

Texto: CCS