144º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades
Ocorre hoje (30), no IFSul Camaquã ,o 144º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, organizado pela FADERS.
A programação iniciou com uma belíssima apresentação da Apae de Camaquã e estão reunidos representantes dos municípios da Costa Doce.
Cronograma:
8h às 8h30: Credenciamento
9h às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão
11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas - Relação Estado e Município
12h as 13h30: Intervalo
13h30 as 16h30: Oficinas Temáticas
16h30: Encerramento
Temas abordados nas oficinas:
Políticas Públicas para Altas Habilidades:
Espaço de discussão sobre diretrizes para fomentar a implementação de Políticas Públicas direcionadas as Altas Habilidades/ Superdotação no âmbito dos governos locais.
Conselho e Comitê Gestor - espaços de monitoramento e implementação:
Espaço de discussão sobre a importância destes órgãos para a inclusão social da pessoa com deficiência, através da implementação e monitoramento das Políticas Públicas, com foco no aprimoramento de mecanismos de fiscalização e qualificação das mesmas na região. Também busca esclarecer sobre a criação, funcionamento e diferenças entre estes dois espaços dentro da administração pública.
Passe Livre - sensibilização da rede de Assistência Social:
Espaço de discussão e esclarecimentos relativos a concessão do Passe Livre Intermunicipal, aproximando a pessoa com deficiência dos demais programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) assim como apresentar a nova dinâmica do serviço estabelecida pela Faders Acessibilidade e Inclusão.
Implementação da LBI no Município e o Legislativo Acessível:
Espaço de discussão e sensibilização dos gestores, vereadores, conselhos, entidades da sociedade civil e comunidade para os desafios da implementação da LBI em seu Município a partir de seus avanços normativos e fomento a revisão da legislação municipal conforme o novo marco legal.