COMIFCON – Encontro de Cultura Geek do IFSul Câmpus Camaquã

COMIFCON – Encontro de cultura geek do IFSul Câmpus Camaquã
Data: 10/09/2016
Horário: das 9h às 17h

Geek é um anglicismo e uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries. Foi em homenagem a esse universo cultural que professores e estudantes do Campus Camaquã criaram a COMIFCON, em alusão às Comic Cons, grandes eventos que ocorrem ao redor do mundo e reúnem aficionados por filmes, séries e quadrinhos, entre outras produções.

O evento conta com atividades simultâneas em diferentes espaços, como palestras, campeonatos de jogos eletrônicos, apresentações de trabalhos relacionando História, Literatura e a cultura geek, oficinas que envolvem eletrônica e ficção científica, desfile de cosplayers, apresentações de dança e música, entre outras.

Artefatos culturais como séries de TV, filmes, jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e desenhos animados conquistam milhões de interessados ao redor do mundo. É importante que as instituições de ensino considerem esses artefatos como portadores de significados e como formas de pedagogia cultural, ou seja, como um currículo que ultrapassa as fronteiras da escola e que também contribui para transformar identidades e subjetividades.

A COMIFCON pretende ir além do culto e do consumo desses artefatos culturais e trazê-los oficialmente para o ambiente escolar, aproximando-os das áreas tradicionais do conhecimento de modo a fomentar uma análise crítica e uma visão contextualizada dessas produções.

Texto do Professor Rodrigo Klassen

Segue o link do evento no Facebook e a programação : Comifcon - Encontro da Cultura Geek do IFSul Câmpus Camaquã

Última atualização (Qua, 31 de Agosto de 2016 14:25)