Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador IFSul Câmpus Camaquã realiza 2ª COMIFCON

IFSul Câmpus Camaquã realiza 2ª COMIFCON

No dia 10 de setembro, o IFSul Camaquã realizou a segunda edição do COMIFCON - em alusão às Comic Cons, grandes eventos que ocorrem ao redor do mundo e reúnem aficionados por filmes, séries e quadrinhos, entre outras produções.

Aberto à comunidade, o evento contou com atividades em diferentes espaços do Câmpus e recebeu cerca de 400 visitantes ao longo do dia.

Pela manhã ocorreu, no auditório, a abertura do evento com a palestra “Chutando portas, descobrindo mercados: trabalhando com entretenimento”, com o publicitário Leonardo Moreira, criador do evento Anime Buzz, que ocorre desde 2010 na região metropolitana de Porto Alegre. A seguir, ocorreu a mesa redonda “História, sociedade e artefatos da cultura pop”, com Gustavo Ribeiro, Maurício Albuquerque e Rafael Pernas, membros do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias da UFPel. A manhã foi encerrada com a apresentação do projeto “Sobre resistência, representatividade e empoderamento em nós, heróis de cara preta”, por Mailson Santiago, graduando em História pela UFPel. Ainda pela manhã, o saguão do prédio do curso de Controle Ambiental sediou uma oficina de RPG, do inglês role-playing game, mediada pela aluna Marina Cabral, do curso de Informática.

Ao longo de todo dia o evento contou com diversas salas temáticas, montadas nas salas de aula do Câmpus:

• A sala Bronzódia, de Porto Alegre, trouxe diferentes atividades alusivas ao jogo League of Legends.

• Herdeiros de Sonserina e Star Wars Alliance, também de Porto Alegre, apresentaram tributos, respectivamente, à saga Harry Potter e ao universo intergaláctico da obra cinematográfica do diretor George Lucas.

• A sala de Board Games, de Pelotas, contou com uma série de jogos de tabuleiro ao longo de todo dia e foi uma das salas mais disputadas do evento.

• A sala Yu-Gi-Oh, organizada pelo aluno Daniel Santos, do curso de Informática, prestou homenagem ao mangá/anime, que se tornou popular no Brasil a partir do final da década de 1990. Ocorreu ainda um torneio do card game Yu-Gi-Oh.

• As demais salas, todas coordenadas por alunos do câmpus, foram Espaço da Música, Just Dance, Games, Museu do Videogame e Aprendiz de Super-herói. No saguão do bloco H, também esteve disponível para visitação o Espaço Anime, com exposição de mangás e outros itens alusivos à cultura oriental e exibição de animes.

No turno da tarde, no bloco do curso de Automação Industrial, o professor Rodrigo Scherer ministrou oficina de Eletrônica básica com Arduino, tecnologia cada vez mais presente em diversos filmes de ficção científica.

No mesmo turno, o auditório do campus recebeu um desfile de cosplayers. A comissão julgadora da atividade elegeu o cosplay da aluna Marina Cabral, a Rey, de Star Wars: o despertar da força. Após o desfile, ocorreu um quiz em que duas equipes competiram em um jogo de perguntas sobre cultura pop em geral.

No miniauditório ocorreu a palestra “Dos quadrinhos à animação: como as HQ’s chegaram à TV e ao cinema?”, com o produtor cultural Alexandre Woloski e a sessão comentada de cinema “Quarto 237: o que você não viu em O Iluminado”, com o professor Edson Luís Oliveira.

De acordo com o professor Rodrigo Ferreira, coordenador do evento, em pesquisa de satisfação realizada na fanpage da COMIFCON no Facebook, os participantes avaliaram positivamente a atividade, destacando fatores como a organização de salas temáticas pelos alunos e a importância da COMIFCON para a comunidade de Camaquã, como um espaço que possibilitou o encontro e o diálogo entre pessoas com gostos culturais em comum, e que são, muitas vezes, ignorados em cidades do interior, participar cada vez mais dos eventos promovidos pelo campus.

Fotos do evento: IFSul Câmpus Camaquã