Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Projeto Cinema e Literatura

Projeto Cinema e Literatura

Na última quinta feira, no miniauditório do IFSul, campus Camaquã, alunos e comunidade escolar tiveram a oportunidade de assistir a Frankestein (1994), filme de Kenneth Bragnah. A professora de Literatura Inglesa, Lydia Mulling, falou à platéia sobre a escritora, Mary Shelley, enfatizando a vida da autora, a época em que ela viveu e os aspectos da obra literária. A professora Vera Haas apresentou informações sobre a filmografia do diretor e destacou aspectos da linguagem fílmica como o uso frequente do close e do primeiro plano, a fim de conscientizar o espectador dos dramas internos vividos pelo estudante de medicina e ciências – Victor – e a excelente pontuação musical.

Como nas exibições anteriores, o ingresso foi 1k de alimento não perecível, destinado ao Asilo Nilda Souza Azambuja. Todas as sessões são realizadas mediante pagamento na forma de alimentos que possam ser destinados a entidades que atendem segmentos carentes de nossa sociedade. Com essa atitude, o Projeto cria um elo entre cultura e trabalho social

O projeto Cinema e Literatura tem, entre seus objetivos, formar leitores críticos em relação à leitura de narrativas de ficção e/ou documentários que se utilizam de linguagens não-verbais e verbais e oportunizar à comunidade sessões comentadas de cinema, de modo a propor relações entre filmes e textos literários. O projeto existe desde 2010, coordenado por Vera Haas, professora de Literatura e Língua Portuguesa, com o apoio do Cine Teatro Coliseu, sob a coordenação de Giórgia Martins. Nesse ano, juntou-se ao grupo a bolsista Victória Viatroski, aluna do campus Camaquã.

Os eventos com filmes ocorrem mensalmente. Em novembro, o blog do Projeto apresentará curiosidades que culminarão com a exibição, dia 17, no miniauditório do IFSul campus Camaquã, do filme Quilombo, da Cacá Diegues, importante cineasta brasileiro. As obras em destaque serão O pagador de promessas, de Dias Gomes e o teatro negro de Antônio Calado. A sessão é, também, uma forma de refletir sobre a participação do negro da construção da sociedade brasileira.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no blog    cinemaeliteraturaifsul.blogspot.com

Última atualização (Seg, 16 de Janeiro de 2012 19:51)