Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Iniciam oficinas de preparação para a III Mostra de ciências Exatas e suas Interfaces.

Imagem

No dia 18/04 foi realizada a primeira etapa da oficina: “Método Científico - Construção de uma nova perspectiva”.

A atividade faz parte da preparação para a  III Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces.

Alunos de todas as turmas dos cursos técnicos em Controle Ambiental e Automação Industrial participaram da atividade e em breve será agendada uma data para os alunos do curso técnico  em Manutenção e Suporte em Informática.

A oficina é ministrada pelo professor  Josué Michels,  tem como monitores os alunos: Bárbara Gonçalves, Bruna Longaray, Marlon Valentini, Raísa Abreu, Stella Freitas, Thainá Freitas e ainda conta com a colaboração dos alunos: John Vitor e Fábio Bizarro.

FIQUE ATENTO AO CRONOGRAMA DA OFICINA:

PRIMEIRO ENCONTRO:

Data: 18/04/2012

Horário: das 8h às 10h (turma matutina) e  das 14h às 16h (turma  vespertina).

Explanação sobre: Método Científico, Conhecimento Científico, Teoria Científica e Ciência.

Apresentação de projetos: exemplificação do método científico aplicado aos projetos . Passos: observação, pergunta, objetivos, experimentação, resultados, análise e conclusão.

Projetos:

• Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Camaquã - alunos: Bárbara Gonçalves, Thainá Freitas, Raísa Abreu e Marlon Valentini;
  • Análise de Efluentes Agrícolas - alunos: Thainá Freitas, Stella Freitas e  Bruna Longaray;
  • Lançando Foguetes: construindo a Ciência - aluno: Fábio Bizarro;
  • Vendo a Ciência através do microscópio - aluno: John Vitor.

Os alunos foram divididos  em seis grupos e  cada grupo irá elaborar um projeto científico de pesquisa sobre o tema recebido. Os grupos terão o auxílio dos monitores, em datas agendadas, assim como do professor ministrante da oficina. Os projetos serão  apresentados ao grupo no próximo encontro (02/05/2012) e discutidos, de acordo com os passos da metodologia científica.

SEGUNDO ENCONTRO:

Data: 02/05/2012

Horário: das 8h às 10h (turma matutina) e das 14h às 16h (turma vespertina).

Apresentação dos projetos elaborados pelos grupos: discussão sobre a aplicação do método científico.

TERCEIRO ENCONTRO:

Data: 16/05/2012

Horário:  das 8h às 10h (turma matutina) e das 14h às 16h (turma vespertina).

Apresentação dos projetos que participarão da Mostra: discussão sobre a aplicação do método científico.

Na foto, o professor Josué e os alunos monitores e colaboradores.