Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Professor do campus Camaquã palestra e ministra oficina para professores de Educação Física da 5a CRE

Imagem

O professor de Educação Física do campus Camaquã, Tales Amorim participou do Programa de Formação Continuada na área de Educação Física da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, que tem a sede em Pelotas e que conta com 18 municípios da região sul do estado.

Contando com a presença de 70 professores, o prof. Tales palestrou sobre “Ética nos Jogos Escolares”, tema sempre polêmico no meio esportivo. De acordo com o professor, o debate foi muito interessante e os conflitos existentes, tanto pessoais como coletivos, ficaram visíveis. Tal constatação mostrou a necessidade de uma reflexão das pessoas que constroem os jogos escolares, para que tomem uma importante decisão: considerá-los ou não como um processo educativo.

Além da palestra, foi ministrada uma oficina de Punhobol, apresentando a modalidade como uma possibilidade pedagógica real, prazerosa e diferenciada para o ensino na escola. Para melhor exemplificar, 10 alunos do campus Camaquã participaram da oficina, auxiliando os professores presentes e realizando um jogo de demonstração, na quadra da E.E.E.M. Coronel Pedro Osório, em Pelotas.

Alguns resultados do desenvolvimento do Punhobol nas aulas de Educação Física do Campus Camaquã, assim como com as equipes de treinamento, permitiram dar uma maior visão aos professores que estavam presentes a respeito da potencialidade do esporte no ambiente escolar. Na percepção do prof. Tales, a receptividade foi ótima, já tendo recebido, tão logo terminou a oficina, convites para ministrar oficinas em escolas, assim como pedidos para envio de material sobre o Punhobol.

“É a grande oportunidade que tenho de divulgar o Punhobol. Acredito que a escola é o melhor lugar e tenho certeza de que este é o caminho. Apresentar a modalidade, chamar a atenção dos professores, capacitá-los e esperar que tomem a iniciativa em suas escolas. Desde ontem, todos sabem que podem contar comigo e com o campus Camaquã, para a disseminação do Punhobol na escola”. Relatou o professor.