Home separador Notícias separador Campus Camaquã separador Maio com muita astronomia!

Maio com muita astronomia!

Imagem

Vários  eventos astronômicos foram realizados nesta primeira quinzena do mês de maio como parte do Projeto Céus do Sul e do Clube de Astronomia do campus Camaquã do IFSul.

Nos dias dois e três deste mês, duas saídas do Projeto de extensão Céus do Sul, coordenado pelo Prof. Fabian Debenedetti, visitaram respectivamente a E.E.E.M. Dom Feliciano, na cidade homônima, e a E.M.E.F. 15 de Novembro na localidade de Santa Auta, no interior de Camaquã. As atividades do projeto continuaram no dia nove com a visita a E.M.E.F. Sepé Tiarajú, no perímetro urbano de Camaquã.  Nessas três saídas, o projeto Céus do Sul atendeu a mais de 250 alunos, pais e docentes, ministrando uma palestra de introdução à astronomia e possibilitando a observação direta da Lua, Saturno, Marte, aglomerados, nebulosas e estrelas binárias.

Por parte do Clube de Astronomia do campus foi levado a cabo com total êxito, o Primeiro Acampamento Observacional 2012, para essa realização contamos, como em ocasiões anteriores, com o apoio do Diretor da E.M.E.F. Rui Barbosa, Marcelo Schmidt Fernandes, que gentilmente cedeu as acomodações da mesma para a instalação do acampamento. A escola se encontra em um local privilegiado do interior do município, sem poluição luminosa e com pouca incidência da cerração, fenômeno frequente nesta época do ano. Nessa atividade participaram 43 alunos, com grande ânimo e disposição para passar toda uma noite de observações que incluíram a Lua, Saturno, Marte, nebulosas e aglomerados, além de observar a passagem de satélites e realizar a contagem da chuva de meteoros Eta-aquarídios.

Finalmente, na sexta-feira dia onze, 40 alunos realizaram a prova da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia, na qual o campus participa pela primeira vez. Esperamos que essa participação seja mais um elemento na construção de um saber interdisciplinar que consideramos imprescindível nas futuras gerações de técnicos que estamos contribuindo para formar.

Para uma informação mais detalhada sobre essas atividades visite o blog: http://clubedeastronomiaifsulcamaqua.blogspot.com.br/

Última atualização (Qui, 24 de Maio de 2012 20:06)