Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Campus Camaquã respirou Punhobol com a visita de jogador e técnico da seleção americana

Alunos Punhobol“Em nome do Punhobol dos Estados Unidos, convido o IFSul-Campus Camaquã a treinar com equipes americanas, em julho de 2013”. Esta foi uma de tantas frases ditas por Gastão Englert, técnico da seleção americana de Punhobol, quando da visita dele e do principal jogador desta seleção, Eric Kindler, ao Campus Camaquã, na última terça-feira, dia 19 de junho.

Eric e Gastão proporcionaram mais de 6 horas inesquecíveis com os alunos do Campus Camaquã. Chegaram às 9h30min, juntamente com o coordenador do evento e do Projeto Punhobol, prof. Tales Amorim. Recepção por parte da professora Ana Geller, que representava a direção, da professora Lydia Mulling, regente da disciplina de Língua Inglesa, que foi responsável pela tradução ao longo o dia. Conversas no auditório pela manhã e pela tarde, um jogo de Punhobol indoor com as equipes masculina e feminina doCampus, e um coquetel servido aos visitantes, constituíram a programação.

Kindler tem 20 anos, é estudante universitário no curso de Química, jogador de futebol americano e de Punhobol. Nos tantos diálogos mantidos ao longo do dia, falou sobre a importância do Punhobol na sua vida, a relação da família Kindler com o esporte, a situação da modalidade nos Estados Unidos nos dias atuais assim como as perspectivas. Como não poderia deixar de ser, falou sobre a faculdade que cursa, relatando as dificuldades encontradas, as rotinas dos estudantes americanos que também são esportistas e da importância de gerenciar o próprio tempo, necessária principalmente para aquelas pessoas que se envolvem em muitas atividades.

Leia mais

 

Alunos do Campus Camaquã participam de evento internacional em Filosofia Medieval

Ufpel - SiteCom a proposta de oferecer uma educação de qualidade e diferenciada, nos dias 04 e 05 de junho de 2012, um grupo de 25 alunos do campus do 3º e 4º semestres, participaram do I Congresso Internacional e V Colóquio de Filosofia Medieval da UFPel, cujo tema foi a liberdade no pensamento de Agostinho de Hipona.

O tema do congresso fez parte do currículo das aulas de Filosofia no primeiro bimestre letivo. A participação dos alunos foi importante, pois houve uma aproximação da filosofia trabalhada nos currículos de ensino médio com a visão de pesquisadores de destaque internacional.

O Prof. Dr. José Francisco Meirinhos da Universidade do Porto, em Portugal foi ministrante de palestra no evento e relatou por e-mail ao campus Camaquã, a sua boa impressão com o interesse dos alunos. Destacou ainda que em Portugal a participação de alunos de nível médio é inexistente.

Agradecemos ao programa de pós-graduação em Filosofia da UFPel nas pessoas do professor Manoel Vasconcellos e Sérgio Strefling pela organização e disponibilidade em nos ajudar para que pudéssemos propiciar a participação dos alunos neste importante evento.

 

Estudantes e servidores recebem Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios

BombeirosJá virou tradição: com o apoio do Corpo de Bombeiros de Camaquã mais uma vez os estudantes e servidores tiveram um treinamento de prevenção e combate a incêndios. O treinamento foi idealizado pelos professores do Curso Técnico em Controle Ambiental com o apoio dos demais professores, da Direção Geral e articulada com os setores de Manutenção e Compras do Campus.

A atividade aconteceu no dia 12 de junho e foi dividida em dois momentos: uma parte teórica onde foram abordados temas como: tipos de incêndios, formas de propagação do calor e os tipos de extintores. O segundo momento foi reservado para os exercícios práticos de combate ao fogo, com a utilização de extintores de gás carbônico, pó químico e água.

De acordo com o estudante Bruno Bender: “O treinamento foi bom e interessante, pois foram tratados conceitos que a gente vê nas disciplinas, mas em outras situações”. Reforçou ainda o aluno Matheus Camargo: “São conhecimentos importantes, pois serão úteis em momentos de grande necessidade”.

Propiciar momentos de vivência dos conhecimentos é uma prática pedagógica do Campus Camaquã para cumprir seu compromisso de ser um espaço de produção de saber por excelência na busca pela formação de um cidadão consciente do seu papel na sociedade.

Toda a comunidade escolar agradece a disponibilidade do Corpo de Bombeiros local.

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos
Assistência Estudantil
Feira de Tecnologia - Mostra de Ciências