Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

II Gincana Rio Forte do Campus Camaquã é um sucesso

Imagem

Os dias 1o, 2 e 3 de dezembro de 2011 entraram para a história do Campus Camaquã e, com certeza, ficarão na memória de todos os participantes. Aproximadamente 300 pessoas, entre alunos, professores, técnico-administrativos, funcionários terceirizados, familiares de alunos e membros da comunidade camaquense participaram da segunda edição da GINCANA Rio Forte, envolvendo-se com as 26 tarefas propostas, distribuídas nas mais diversas áreas do conhecimento como Educação Física, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Línguas, conhecimentos específicos das áreas de Automação Industrial e Controle Ambiental, além de conhecimentos gerais.

Leia mais

 

Turma realiza trabalho de campo

Imagem

Na última sexta-feira, dia 25 de novembro, as turmas do Curso Técnico em Controle Ambiental Semestral do Campus Camaquã – IFSul, realizaram um trabalho de campo coordenado pelo professor de Geografia Edson Luis de Almeida Oliveira. O trabalho faz parte do projeto “Diagnóstico preliminar da Vulnerabilidade Socioambiental das margens do Arroio Duro – Camaquã”.

Dessa forma, os alunos puderam vivenciar na prática os conceitos e teorias desenvolvidos em sala de aula, como: a dinâmica fluvial, o papel da mata ciliar na proteção das margens, a poluição hídrica e principalmente a ocupação de áreas de risco. Eles realizaram entrevistas com os moradores e a aplicaram um questionário, com o intuito de conhecer melhor as condições socioeconômicas dos habitantes do local, seus anseios e preocupações por habitarem uma área sujeita a ser afetada pelos processos hidrogeomorfológicos.

Leia mais

 

Arte e Inclusão

Imagem

No último dia 24 de novembro, o campus Camaquã teve nova sessão de cinema com o filme O poder de um jovem (1992). Estrelado por Stephen Dorff e Morgan Freeman, a narrativa coloca em cena a convivência de mundos social e culturalmente diferentes, a tolerância por meio do reconhecimento do outro e o medo como norteador da violência que elide ou mata. O diretor John G. Avildsen é o responsável por filmes como Karatê Kid, a hora da verdade, reafirmando sua predileção por temas que versam sobre justiça social.

O filme, uma adaptação do romance de Bryce Courtenay, privilegiou a relação entre duas formas de expressão artística, Cinema e Literatura, e a reflexão sobre questões como segregação e liberdade. Simultaneamente, aspectos históricos como os campos de concentração ingleses e também as disputas entre holandeses e franceses em uma África do Sul racista permitiram o estabelecimento de paralelos como a participação do negro na formação da sociedade brasileira. Em novembro, a Semana da Consciência Negra alerta os cidadãos para a importância de uma sociedade realmente democrática e sem exclusão.

Leia mais

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos
Assistência Estudantil
Feira de Tecnologia - Mostra de Ciências